Procuradoria-Geral Espanhola acusa Generalitat de rebelião e sedição
Procurador-geral diz que os responsáveis do governo da Generalitat "produziram uma crise constitucional que culminou com a declaração unilateral".
A Procuradoria-Geral espanhola comentou a declaração unilateral da independência da Catalunha. O órgão público acusa os membros do governo da Generalitat de sedição, rebelião e fraude por apropriação devida de fundos públicos. As palavras do fiscal do Estado também chegaram aos membros do parlamento catalão.
Em causa estão, segundo o procurador-geral José Manuel Maza, “as decisões e atos [do governo da Catalunha] ao longo dos últimos dois anos que produziram uma crise constitucional, que culminou com a declaração unilateral realizada com total desprezo à nossa constituição”, afirmou em comunicado.
Quanto ao Parlament, Maza destacou que “os seus acordos possibilitaram o processamento dos projetos essenciais para o desenvolvimento e a culminação do processo independentista”.
O procurador-geral do Estado espanhol anunciou que a acusação contra o presidente catalão destituído e o seu governo foi apresentada junto da Audiência Nacional, enquanto a acusação contra Carme Forcadell e os membros da mesa foi dirigida ao Supremo Tribunal.
Notícia atualizada às 12H19.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Procuradoria-Geral Espanhola acusa Generalitat de rebelião e sedição
{{ noCommentsLabel }}