É oficial. Trump escolhe Powell para liderar a Fed
Jerome Powell foi oficialmente eleito por Donald Trump para assumir a presidência do maior banco central do mundo, substituindo Janet Yellen.
Donald Trump declarou oficialmente Jerome Powell presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos. O anúncio foi feito ao fim do dia desta quinta-feira, e o resultado já era esperado por todos. Jerome Powell vai substituir Janet Yellen, cujo mandato terminava no início do próximo ano.
O republicano torna-se assim no primeiro presidente da Fed, em quase quarenta anos, que não é licenciado em economia. Antigo membro do Conselho de Governadores dos Estados Unidos, Powell é licenciado em Política e formado ainda em advocacia. Entrou para a Fed em 2012, eleito por Barack Obama.
O anúncio foi feito cerca das 19h15 desta quinta-feira, e Donald Trump agradeceu a Janet Yellen pelo que fez enquanto presidente da Fed, dizendo que “fez um trabalho formidável”.
“Obrigada por esta oportunidade de servir os Estados Unidos”, disse Powell, após o anúncio da sua nomeação. Acrescentou ainda que “a economia norte-americana recuperou de forma substancial” e que “o sistema financeiro está muito mais resiliente do que estava na crise”.
O mais recente presidente da Fed garantiu que vai estar atento às “mudanças do mercado” e que serão tomadas “decisões com objetividade e independência”. Isto numa altura em que se aguarda que a Fed seja mais rápida na subida das taxas de juro.
A Fed decidiu manter a taxa de juro inalterada na última reunião. Contudo, reconheceu que a atividade económica dos Estados Unidos está a evoluir a um “ritmo sólido”, mesmo tendo em conta o impacto dos furacões que assolaram o país nos últimos meses, e, por isso, admite aumentar de forma gradual a taxa de juro diretora num futuro próximo.
(Notícia atualizada às 19h28)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
É oficial. Trump escolhe Powell para liderar a Fed
{{ noCommentsLabel }}