PSI-20 cai. CTT já perderam quase um terço do valor
Os CTT continuam a acrescentar peso negativo à praça nacional. As energéticas Galp e EDP Renováveis subiram acima de 1% à boleia do petróleo, mas EDP e Jerónimo Martins contrariaram.
Na praça lisboeta, os CTT caíram pela quinta sessão consecutiva e perderam assim quase um terço do valor desde o final de outubro. A Galp e a EDP Renováveis brilharam na frente com subidas de mais de 1%, mas a EDP juntou-se à Jerónimo Martins no vermelho. A Altri é a empresa que mais se destaca pela negativa.
O PSI-20 começou a semana no vermelho. No final da sessão, as cotadas portuguesas ditaram uma quebra de 0,35% para os 5349,73 pontos. Os CTT caíram pela quinta sessão consecutiva, acumulando perdas de 31,82% desde 31 de outubro, quando foram anunciadas quebras nos lucros e cortes nos dividendos. No arranque da semana, a queda foi de 3,20%, colocando os títulos a cotar nos 3,447 euros.
A Galp e a EDP Renováveis subiram à boleia do petróleo. A matéria-prima está a valorizar 2,74%, após uma a sessão de sexta-feira onde a subida chegou aos 2,86%. Em Londres, referência para a Europa, o barril de Brent está a cotar nos 63,77 dólares. No índice liderou a Galp, com uma subida de 1,64% para os 16,16 euros. Seguiu-se a EDP Renováveis com o preço da ação a aumentar 1,13% para os 6,978 euros.
A EDP, contudo, perdeu a boleia e contrariou com uma quebra de 0,20% para os 2,95 euros. Na sexta-feira passada a sessão já tinha ficado marcada por uma revisão em baixa dos lucros da empresa liderada por António Mexia.
Também a Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados, fechou a sessão com uma desvalorização de 0,37% para os 16,01 euros.
A destacar-se pela negativa esteve ainda a Altri. A papeleira afundou 7,92% apesar dos resultados “praticamente em linha com as expetativas” apresentados na última sexta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 cai. CTT já perderam quase um terço do valor
{{ noCommentsLabel }}