16 mil clientes entraram no mercado livre de eletricidade em outubro
Em outubro, 93% do consumo total de eletricidade em Portugal continental foi feito através do mercado livre. EDP Comercial mantém-se na liderança em número de clientes.
Mais de 4,94 milhões de consumidores estavam no mercado livre de eletricidade no final de outubro, um aumento de cerca de 16 mil clientes face a setembro (+5,3%), segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
De acordo com o relatório sobre o mercado liberalizado da eletricidade nos primeiros 10 meses do ano divulgado hoje pela ERSE, “a quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre”, ao passo que “a percentagem de domésticos continua a aumentar”.
Em outubro, cerca de 84% do consumo total do segmento doméstico estava no mercado livre de eletricidade, uma proporção acima dos 80% registados no final de setembro. No décimo mês do ano, “29.250 clientes passaram a ser fornecidos por um comercializador do mercado livre”, o que representa uma média diária de cerca de 944 clientes e um consumo anualizado de 122 gigawatts.
Quanto aos 13.328 clientes que saíram do mercado livre de eletricidade, o seu consumo foi de 54 Gwh, tendo correspondido “a saídas sem contrato na sua quase totalidade, quer em número de clientes, quer em termos de consumo”.
Assim, em termos globais, o mercado liberalizado de eletricidade “representou cerca de 93% do consumo total em Portugal Continental em outubro de 2017”, o que se traduz num aumento em cerca de 1,6 pontos percentuais do peso relativo do mercado liberalizado face ao período homólogo e em termos de consumo abastecido.
O consumo anualizado em mercado livre ascendeu a 41.751 gigawatts em outubro de 2017 (consumo médio em 12 meses atribuído a clientes no mercado liberalizado no último dia do mês), “uma redução de 70 GWh face a setembro”.
Relativamente às quotas de mercado, a EDP Comercial “manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (84%) e em termos de consumo (43%)”, ainda que tenha registado uma “quebra de quota em consumo face ao mês anterior de 0,1 pontos percentuais”.
A Endesa, por seu lado, manteve a liderança no segmento de clientes industriais (29%), enquanto a Iberdrola (25%) continua a liderar o segmento dos grandes consumidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
16 mil clientes entraram no mercado livre de eletricidade em outubro
{{ noCommentsLabel }}