Investimento de 200 milhões leva Pokémon GO para a China
Bloqueado na China desde o seu lançamento, o Pokémon GO vai finalmente chegar aos smartphones dos chineses. E tudo graças a um investimento de milhões de uma empresa de jogos do país.
A China sempre manteve um certo controlo em relação aos conteúdos digitais a que os seus cidadãos têm acesso. Um desses exemplos é o jogo de realidade virtual Pokémon GO que, desde o seu lançamento, estava bloqueado no país. No entanto, ao fim de mais de um ano, os pequenos animaizinhos virtuais preparam-se para se estrearem em território chinês, e tudo devido a uma investimento que uma empresa de jogos locais fez na Niantic, que desenvolve a aplicação.
Foi lançado no verão de 2016 e, só no espaço de um mês, foi transferido mais de 500 milhões de vezes. No entanto, desde essa altura até novembro de 2017, o jogo contava com um total de 800 milhões de transferências, o que denuncia, claramente, uma quebra drástica no número de transferências.
“As receitas [em 2017] não foram tão altas quanto em 2016, mas foram muito fortes“, disse John Hanke, em entrevista ao Financial Times (acesso pago). Atualmente, a comunidade Pokémon GO não é tão grande como era inicialmente, talvez por falta de interesse no jogo, como contaram ao ECO alguns jogadores.
No entanto, a empresa que desenvolve a aplicação — Niantic –, viu a oportunidade perfeita para dar a volta a essa quebra, ao mesmo tempo que se introduz no mercado chinês. No passado mês de novembro, arrecadou um investimento de 200 milhões de dólares (166,6 milhões de euros), incluindo a NetEase, uma empresa chinesa de jogos, que possibilitou à Niantic o seu lançamento legal na China. Valorizou-se em mais de mil milhões de dólares (833 mil milhões de euros), fruto de uma arrecadação de fundos. Nessa altura, a Niantic ainda “operava lucrativamente”, disse Hanke.
Brevemente haverá uma novidade: Harry Potter Go. Semelhante ao Pokémon GO, funcionará na base do famoso filme Harry Potter, e resulta de uma parceria entre a Niantic e a Warner Bros. Será lançado no segundo semestre deste ano e Hanke acredita que conquistará todos os públicos, de todas as idades e géneros.
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