Constitucional não cumpre prazos na fiscalização das contas dos partidos
Os atrasos, assumidos pelo próprio Tribunal Constitucional, estiveram na origem da discussão da nova lei de financiamento dos partidos, recentemente vetada pelo Presidente da República.
Foi o próprio Tribunal Constitucional a assumir o habitual atraso nos prazos de fiscalização às contas dos partidos. Manuel da Costa Andrade, o presidente do Constitucional, fala de uma quase “paralisia”. A instituição de justiça justifica a demora nos casos com a incapacidade técnica dos juízes para os resolver.
Em 15 anos, nunca o Tribunal Constitucional conseguiu concluir a fiscalização das contas dos partidos e das campanhas eleitorais dentro dos prazos definidos, avançou a TSF. Esta confissão, endereçada ao Parlamento pelo Constitucional, despoletou a discussão em torno da nova lei, entretanto vetada pelo Presidente da República.
Existem, de momento, mais de 20 processos pendentes, incluindo coimas. As notificações de mandatários financeiros podem arrastar-se anos. Em 2000 as contas anuais eram avaliadas em 18 meses, mas agora o acórdão demora pelo menos dois a três anos, excedendo quatro a seis vezes o previsto na lei. Já a decisão sobre as respetivas sanções ou coimas demora outros dois anos.
Na prática, as dificuldades do Tribunal significam que ainda não é possível esclarecer o Estado das contas relativas às autárquicas de 2013, isto é, de há quatro anos. As últimas campanhas avaliadas remontam a 2011. Também as contas anuais dos partidos se tornam assim outra incógnita.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Constitucional não cumpre prazos na fiscalização das contas dos partidos
{{ noCommentsLabel }}