Microsoft Portugal dá boas-vindas à Google e deixa recado
Google vai instalar um dos seus centros em Oeiras, ainda este ano. Microsoft aproveita a ocasião para lembrar que já está instalada em Portugal há mais de duas década e meia e deixa recado.
Enquanto a Google faz as malas para vir abrir um novo hub tecnológico, em Oeiras — segundo adiantou o primeiro-ministro, esta quarta-feira, em Davos (ou um call center, de acordo com o guru das tecnologias, Mike Butcher) — a Microsoft aproveita para lembrar que já anda por terras lusitanas há 27 anos e manda um recado à multinacional liderada por Sundar Pichai: “Bem-vindos newcomers, se precisarem de dicas avisem”.
Num vídeo de dez segundos publicado na sua página do Facebook, a Microsoft declara o seu amor a Portugal e diz conhecer os melhores pontos de interesse do país.
A Microsoft abriu a sua subsidiária portuguesa em 1990. As operações nacionais concentram-se em várias áreas: Cloud, Soluções de Mobilidade, Produtividade e Segurança, Soluções de Negócio, Dispositivos e ainda o programa Ativar Portugal que foca os pilares da Inovação e Startups, Competências Digitais e Transformação Digital. Os segmentos que beneficiam destes serviços vão desde as grandes às médias empresas e passam ainda pelo setor público.
Dos últimos anos de atividade em Portugal, a multinacional destaca o investimento feito no Centro de Suporte Internacional — cerca de 33 milhões por ano, diz a empresa ao ECO. Este foi instalado há mais de 20 anos mas foi nos últimos quatro anos que cresceu 800% no número de colaboradores: passaram de 40 a 350. Lá, dedicam-se a fornecer suporte em engenharia de ponta para as tecnologias Microsoft. E chegam a vários cantos do mundo: Europa, Médio Oriente e África. Por isso, apesar de o inglês ser o idioma base, neste centro fala-se também espanhol, italiano, búlgaro, turco, alemão, russo, francês e claro, português.
Esta quarta-feira, na reunião do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, António Costa afirmou que “Portugal vai em breve acolher um investimento da Google” e que “havia vários países a disputar este investimento”. Ao ECO, a Google confirmou a vinda para Portugal, e adiantou apenas que “vai abrir um novo centro de operações de fornecedores em Lisboa”. Em reação ao anúncio do primeiro-ministro, Paddy Cosgrave — fundador do Web Summit, a maior feira de tecnologia do mundo — revelou ainda que “existem rumores” de que há outras gigantes tecnológicas a caminho da capital.
(Notícia atualizada às 16h15)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Microsoft Portugal dá boas-vindas à Google e deixa recado
{{ noCommentsLabel }}