Galp aumenta dividendo. Vai pagar 55 cêntimos

A petrolífera reviu em alta o valor da remuneração a pagar aos acionistas. A proposta da administração é a de pagar um dividendo de 55 cêntimos por ação com base nos resultados de 2017.

A Galp Energia, que anunciou lucros de 602 milhões em 2017, vai propor um aumento do dividendo a pagar aos investidores. Pretende aumentar em 10% a remuneração acionista, entregando 55 cêntimos por cada ação com base nos resultados do ano passado. E deixa a porta aberta a entregar ainda mais lucros durante os próximos anos.

Depois de pagar quase 50 cêntimos por ação com base nas contas de 2016, a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva decidiu elevar em cinco cêntimos o valor a distribuir por cada um dos seus títulos. Assim, prepara-se para distribuir 456 milhões de euros pelos investidores, mais do que os 413 milhões que pagou no ano passado. Com base neste dividendo, e na cotação atual de 14,695 euros, a rendibilidade do dividendo é de 3,74%.

Este aumento, que será votado pelos acionistas, surge no seguimento do crescimento dos resultados líquidos em 2017, fruto do negócio da exploração e produção de petróleo que lhe está a permitir libertar cada vez mais capital. Com base no valor proposto, a Galp Energia pretende entregar aos investidores 75% dos lucros alcançados.

"Há potencial para aumentar ainda mais os dividendos, isto ao mesmo tempo que se mantém a disciplina financeira.”

Galp Energia

No relatório em que apresenta os resultados de 2017, a empresa destaca a geração de um free cash flow de 149 milhões de euros (após o pagamento dos dividendos relativos a 2016), que vem permitir à empresa aumentar a remuneração dos acionistas e, segundo a Galp, é reflexo da “competitividade e resiliência do portefólio da empresa”.

Neste sentido, e antecipando que o ritmo de geração de capital aumente durante os próximos anos, atingindo os mil milhões de euros em 2020 (foi de 600 milhões em 2017, incluindo dividendos depois pagos), aponta para novos aumentos da remuneração aos investidores. “Há potencial para aumentar ainda mais os dividendos, isto ao mesmo tempo que se mantém a disciplina financeira”, nota na apresentação do Capital Markets Day, a decorrer esta terça-feira em Londres.

(Notícia atualizada às 7h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp aumenta dividendo. Vai pagar 55 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião