Manuel Machado: Multar autarquias que não limpem terrenos é inconstitucional
Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios considera que que o corte de 20% nos duodécimos do Fundo de Equilíbrio Financeiro não respeita a Constituição.
“Inconstitucional”. É desta forma que Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), classifica a intenção do Governo em aplicar sanções a partir de 30 de junho às autarquias que até 31 de maio não limpem os terrenos florestais à volta de casas, aglomerados e estradas secundárias.
Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Manuel Machado explica que a falta de meios humanos, materiais e sobretudo financeiros torna antes de mais uma “missão impossível”concluir os trabalhos dentro do prazo. Mas vai mais longe ao classificar como inconstitucional a decisão de as autarquias incumpridoras poderem sofrer um corte de 20% nos duodécimos que recebem do Fundo de Equilíbrio Financeiro.
Segundo Manuel Machado esta penalização é inconstitucional, salientando ainda que existem câmaras que nem sequer usufruem desses fundos, pelo que nesse caso o corte seria nulo.
“Eu percebo que tenha sido metido na lei do Orçamento do Estado como uma forma expedita de pressionar, mas ao ter sido feito assim foi feito à pressa“, começa por dizer o presidente da ANMP, acrescentando que o Governo “tem de legislar para o todo nacional” e que a associação que lidera não foi consultada sobre esta matéria.
O representante dos municípios considera que “enxertar” na lei do Orçamento do Estado a previsão deste corte nos duodécimos que recebem do Fundo de Equilíbrio Financeiro “não é constitucional”, defendo ainda que “não há condições para que isso aconteça”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Manuel Machado: Multar autarquias que não limpem terrenos é inconstitucional
{{ noCommentsLabel }}