Mais de 30 voos cancelados. TAP garante indemnização
Ainda não é conhecido o motivo dos cancelamentos, mas a TAP já garantiu que vai indemnizar todos aqueles que foram afetados.
A transportadora aérea nacional TAP garantiu que vai indemnizar os passageiros afetados por atrasos ou cancelamento de voos, depois de a Deco referir estar a receber vários pedidos de informação.
“A TAP indemniza os passageiros afetados e, para mais informações, deverão contactar a companhia através dos canais oficiais”, disse fonte oficial, em resposta à Lusa.
Em declarações à Lusa, a jurista da Deco Ana Sofia Ferreira informou que os passageiros têm direito a indemnização por se tratar de uma questão de “organização da própria empresa em termos de horas de trabalho e em termos de escassez de tripulação”, pelo que a situação é “totalmente imputável à empresa”.
A jurista informou que a Deco recebia “algumas reclamações sobre atrasos que estavam a ser verificados” e sobre “alguns atrasos que são consideráveis e que devem ser tratados como cancelamentos, por serem de sete ou oito horas”, mas depois de notícias sobre cancelamento surgiram “pedidos de apoio” sobre ações a tomar.
A Deco tem referido que, em caso de cancelamento, os passageiros devem decidir se pretendem viajar noutra data ou se querem ser reembolsados, sublinhando haver sempre lugar a indemnização “legalmente de direito”. Por ainda decorrer a triagem destes pedidos de informação, a associação ainda não contabilizou o total das solicitações.
A companhia aérea TAP cancelou 36 voos de e para aeroporto de Lisboa desde as 07:00 de segunda-feira até à tarde de terça-feira, segundo a página da ANA – Aeroportos de Portugal, tendo a transportadora “lamentado” a situação sem apresentar por enquanto justificações.
A agência Lusa questionou a transportadora, que ainda não respondeu, sobre os motivos para dezenas de cancelamentos, uma situação que a RTP tinha noticiado no sábado.
A Lusa contactou na segunda-feira ao final da tarde fonte oficial do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) sobre a referida recusa dos pilotos em trabalhar em dias de folga e de descanso semanal, mas fonte oficial recusou qualquer comentário sobre a iniciativa.
Sobre os cancelamentos observados na página da internet da empresa gestora dos aeroportos nacionais, a TAP disse lamentar e informou estar a “atuar para minimizar os impactos junto dos seus passageiros”. Na página da transportadora na rede social Facebook foram escritas várias críticas aos cancelamentos, cuja justificação dada, segundos esses textos, é falta de tripulação, e aos inúmeros atrasos.
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