Mais uma polémica. Facebook pode pagar multa de centenas de milhões
"Se tivesse de apostar, diria que vão ser encontradas violações" e "a penalização é potencialmente gigante", assume Jessica Rich, antiga responsável da Federal Trade Comission, dos EUA.
Depois da fuga de dados para a Cambridge Analytica, o Facebook enfrenta novas acusações: a rede social terá quebrado um acordo que salvaguardava os dados dos utilizadores, uma falha que remonta a 2011. Esta nova polémica pode custar à empresa de Mark Zuckerberg centenas de milhões de euros, alerta a Federal Trade Comission (FTC) dos EUA.
Caso se comprovem as suspeitas, a multa será uma soma de muitos dígitos: 40.000 dólares por violação, multiplicados por milhões de utilizadores e por vários dias, apontam ex-oficiais da FTC americana à Bloomberg.
“Se tivesse de apostar, diria que vão ser encontradas violações“, assume Jessica Rich, uma antiga responsável do departamento de proteção ao consumidor. E “a penalização é potencialmente gigante” — não é provável que chegue aos milhares de milhões mas às centenas de milhar, relata a mesma fonte.
O Facebook puxou para si os holofotes, e pô-los a incidir na sua política de privacidade de dados, no dia em que foi descoberto o uso indevido destes pela Cambridge Analytica, uma aplicação desenvolvida por um professor da Universidade de Cambridge. Mark Zuckerberg assumiu o erro e pediu desculpa publicamente.
O escândalo levou a uma descida acentuada das ações do Facebook e as empresas de Elon Musk, Tesla e Space X, começaram o movimento ao qual já aderiu a Playboy, o #deletefacebook: estas entidades apagaram as suas páginas da rede social de Mark Zuckerberg.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais uma polémica. Facebook pode pagar multa de centenas de milhões
{{ noCommentsLabel }}