Mais de 450 mil contribuintes já entregaram o IRS em apenas dois dias
Cerca de 8% do total de contribuintes já entregou a declaração de IRS ao final do segundo dia. Prazo é até ao final de maio.
Em pouco mais de dois dias, mais de 452 mil contribuintes já entregaram a declaração de IRS, dos quais metade através do IRS automático. Os números foram disponibilizados, esta terça-feira, pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.
Ao todo, de acordo com os dados avançados por Mário Centeno, que está a ser ouvido esta tarde na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, já declararam o IRS 452.195 contribuintes, o equivalente a mais de 8% do total de contribuintes. Destes, a maior parte é composta por contribuintes que, no ano passado, apenas auferiram rendimentos de trabalho dependente ou de pensões. E quase metade (265.252) entregou a declaração através do IRS automático.
O ministro das Finanças detalhou ainda que, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de declarações de IRS subiu “mais de 20%”.
No domingo, o primeiro dia em que passou a ser possível fazer a declaração, já a tinham feito mais de 260 mil contribuintes. Metade destas diz respeito a declarações automáticas.
Este ano, o Governo espera reduzir o prazo de reembolsos, precisamente, graças ao IRS automático. “Temos a expectativa de que os prazos possam ser menores, uma vez que há mais gente com o IRS automático. No ano passado houve 800 mil pessoas e este ano pode haver três milhões”, disse António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, na segunda-feira, citado pela Lusa. O responsável considerou “normal” o pico de afluência logo no primeiro dia, mas frisou que não é necessário “nem deixar tudo para a última hora, nem de fazer tudo no primeiro dia”.
Os contribuintes têm até ao final de maio para entregar a declaração de IRS sobre os rendimentos que auferiram em 2017. Este ano, e pela primeira vez, só poderão fazê-lo pela Internet.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 450 mil contribuintes já entregaram o IRS em apenas dois dias
{{ noCommentsLabel }}