Papeleiras disparam. BCP trava ganhos na bolsa de Lisboa
A família EDP voltou a valorizar em contexto de OPA, mas foram as empresas do setor papeleiro as que mais se destacaram na sessão, com ganhos entre 3% e 5%. Já o BCP puxou o travão.
A bolsa de Lisboa registou ganhos ligeiros numa sessão marcada pela valorização expressiva das empresas papeleiras e do setor da energia. A pressionar o desempenho do principal índice nacional esteve o setor da banca, com perdas acima de 2,5%, num dia em que o sentimento foi misto nas principais praças europeias. O Stoxx 600 fechou a avançar 0,10% para 392,58 pontos, enquanto o português PSI-20 encerrou a sessão a subir 0,12%, para 5.699,72 pontos.
A puxar pelo índice esteve a EDP, com uma valorização de 1,18% para os 3,44 euros, que continua a somar ganhos desde que os chineses da China Three Gorges anunciaram uma oferta pública de aquisição sobre a totalidade do capital da energética portuguesa e da EDP Renováveis.
Liderada por João Manso Neto, a EDP Renováveis também avançou, na ordem dos 0,25%, com os títulos a valerem agora 8,075 euros. Ambas as valorizações registadas pela família EDP esta terça-feira dão-se num contexto em que a administração da EDP, chefiada por António Mexia, já veio dizer que o preço oferecido pelos chineses é demasiado baixo.
Mas o grande destaque desta sessão foram as empresas do setor papeleiro. A Navigator registou o melhor desempenho desta sessão, ao subir 5,22% para 5,24 euros por ação. Já a Altri, que registou uma subida nos lucros de 90,6% para 32,6 milhões de euros entre janeiro e março, voltou a subir pela segunda sessão consecutiva, desta vez na ordem dos 4,38%. As ações valem agora 6,67 euros. Nota ainda para a Semapa, cujos títulos subiram 3,48% para 19,64 euros.
Destaque negativo para o BCP. O banco português travou os ganhos em Lisboa, ao cair 2,72% para 28,63 cêntimos por ação. A instituição liderada por Nuno Amado continua, assim, a corrigir dos ganhos significativos registados na semana passada. Ainda não viu ganhos esta semana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Papeleiras disparam. BCP trava ganhos na bolsa de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}