BCP recupera e dita ganhos na bolsa de Lisboa
A praça bolsista nacional segue em alta, num dia em que a tranquilidade parece ter regressado aos mercados. BCP recupera de tombo de 8%. Na dívida os juros aliviam.
A bolsa nacional segue em alta, a recuperar de cinco sessões negativas, período em que esteve condicionada pela crise política em Itália. A acalmia parece imperar nos mercados europeus, incluindo o italiano. Em Lisboa, o BCP puxa pelo PSI-20, a recuperar de um tombo de 8% das suas ações na sessão anterior. No mercado da dívida soberana, os juros portugueses aliviam em sintonia com Itália e Espanha.
O PSI-20 iniciou a sessão a valorizar 0,41%, para os 5.391,39 pontos, apoiado na subida de 1% do BCP, mas também nos ganhos da Galp Energia e EDP.
As ações do BCP valorizam 1%, para os 24,16 cêntimos, a recuperar de um tombo de 8,11% registado na sessão anterior, quando foi arrastado pelo mau desempenho do setor italiano. O banco está no centro das atenções nesta quarta-feira, da em que realiza uma assembleia-geral em que os acionistas deverão aprovar o nome de Miguel Maya para presidente executivo.
A recuperação da praça bolsista nacional está ainda a ser apoiada nos ganhos dos títulos do setor energético: sobretudo da Galp Energia e da EDP. As ações da petrolífera seguem a ganhar 0,61%, para os 15,585 euros, enquanto as da elétrica progridem 0,48% para os 3,369 euros.
O PSI-20 conta ainda com o fôlego adicional proporcionado pela subida de 0,19%, para os 7.985 euros, dos títulos da EDP Renováveis. Mas também do avanço de 0,26% das ações da Jerónimo Martins, para os 13,485 euros.
Nota negativa para a Sonae Capital, cujos títulos deslizam 2,75% para os 88,5 cêntimos. O mesmo sentido é seguido pela Corticeira Amorim que vê as suas ações desvalorizarem 0,18%, para os 11,40 euros.
(Notícia atualizada às 8h20 com mais informações e cotações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP recupera e dita ganhos na bolsa de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}