Desemprego volta a cair para 7,5% em março. INE estima 7,4% em abril
A taxa de desemprego continua a sua trajetória descendente, situando-se em 7,5% no mês de março, de acordo com a estimativa divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
A taxa de desemprego em março situou-se nos 7,5%, revelou o Instituto Nacional de Estatística nas suas estimativas mensais de emprego e desemprego. Provisoriamente, o instituto estima que em abril a taxa volte a cair, para 7,4%.
Em março deste ano, o desemprego diminuiu 0,1 pontos percentuais relativamente ao mês anterior, e 2,2 pontos percentuais em relação a março de 2017. A estimativa provisória para abril é de uma continuação da redução, desta feita para os 7,4%, uma taxa registada pela última vez em abril de 2004.
Em março, havia menos 9,6 mil pessoas desempregadas do que em fevereiro, totalizando 386 mil desempregados. Em abril, estima o instituto, seriam 381,4 mil.
Desemprego continua em mínimos de 14 anos
Fonte: INE.
No final de abril, o INE já revira em baixa a taxa de desemprego de fevereiro para 7,6%. Em declarações no mês passado após a divulgação destes números, o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, vincou que “esta é uma evolução que, a todos os títulos, qualquer que seja a dimensão analisada, revela um dinamismo muito positivo do mercado de trabalho”.
Também o desemprego registado, que contabiliza as pessoas desempregadas inscritas no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), se encontra em mínimos de quase 16 anos. Os valores publicados na semana passada davam conta de 376.014 desempregados registados em abril, o que corresponderia a uma quebra de 16,6% em termos homólogos e de 4,4% face a março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desemprego volta a cair para 7,5% em março. INE estima 7,4% em abril
{{ noCommentsLabel }}