Edifícios concluídos cresceram 20% no primeiro trimestre do ano

Nos primeiros três meses do ano, foram licenciados 5.100 edifícios e concluídos 3.500 em território nacional. A maioria destina-se a habitação familiar.

O primeiro trimestre do ano continuou a tendência dos meses anteriores, com um aumento de 2% nos edifícios licenciados — totalizando 5.100 no país –, e de 20% nos edifícios concluídos (3.500), relativamente ao período homólogo, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre janeiro e março deste ano, foram licenciados 5.100 edifícios, o correspondente a um acréscimo de 2% face ao mesmo trimestre do ano passado. Por sua vez, relativamente ao trimestre anterior, esse número aumentou 18,3%. Desse total, 70,7% diz respeito a novas construções e, desta parte, 70,3% destinaram-se a habitação familiar. O Centro foi a única região a apresentar uma variação negativa: uma queda de 4,3% nos edifícios licenciados face ao mesmo período do ano passado. Destaque para o Alentejo, com uma subida de 7,6%, para a área metropolitana de Lisboa, com um aumento de 5,4%, e para o Norte, com um crescimento de 4,4%.

Este desempenho já tem reflexo noutros indicadores como o da produção da construção que acelerou ligeiramente, em abril, devido ao aumento da construção de edifícios, segundo o INE. Por outro lado, o setor da construção, perante a retoma, estima em 50 mil as necessidades de mão-de-obra para fazer face ao programa anunciado de obras públicas, reabilitação urbana e ao investimento privado no segmento residencial e industrial, segundo avançou o Expresso (acesso pago).

Relativamente às obras licenciadas para novas construções, estas aumentaram 6,3% face ao primeiro trimestre do ano passado, enquanto as de reabilitação diminuíram 20,7%. Face ao trimestre anterior, o licenciamento para novas construções subiu 22,2% e para reabilitação caiu 5,5%. O Algarve, o Alentejo e a área metropolitana de Lisboa foram as regiões com maior número de construções novas. Centro e Algarve registaram as maiores quedas no número de licenciamentos para reabilitação.

No que diz respeito aos imóveis concluídos (construções novas, ampliações, alterações e reconstruções), estas totalizaram 3.500 em território nacional no primeiro trimestre do ano, o equivalente a uma subida de 20% face ao mesmo período do ano passado. Do total de obras concluídas, 72% correspondeu a construções novas, enquanto 69,8% tiveram como destino a habitação familiar. As construções novas, por sua vez, cresceram 6,3% face ao mesmo trimestre do ano passado, enquanto os licenciados para reabilitação caíram 20,7%.

A região dos Açores registou um decréscimo em termos homólogos no número de edifícios concluídos (uma queda de 3,3%), destacando-se as regiões do Algarve, Alentejo e Norte com subidas expressivas — 48,6%, 28,5% e 27% –, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Edifícios concluídos cresceram 20% no primeiro trimestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião