Agora só tem de levar o telemóvel para andar de metro no Porto… mas só se tiver um Android
Nos transportes públicos do Porto já se pode levar só o telemóvel, com a aplicação Anda, que basta encostar ao validador. Só está disponível ainda para Android.
O Andante, título de transporte intermodal dos transportes públicos da Invicta, tem uma nova aplicação dos transportes do Porto apelidada de Anda. Só é preciso encostar o telemóvel ao validador, eliminando a necessidade de comprar cartões de viagem.
O sistema atribui a cada passageiro o tarifário mais favorável, e depois a fatura é enviada para casa no fim do mês, pela qual são cobrados 10 cêntimos. Pode ser utilizado no metro e CP, autocarros da STCP e de privados, elétricos e até no funicular.
Como a contabilização das viagens só é feita no fim, o tarifário aplicado vai de acordo com as necessidades demonstradas pelo utilizador. A aplicação ainda só está disponível em Android, o que significa que para já não pode aderir se tiver um iPhone.
Quem tem passes subsidiados, ou seja, estudantes, idosos e pessoas com baixos rendimentos, pode transferir o seu perfil de cliente para a aplicação numa das lojas da companhia.
O objetivo desta iniciativa é simplificar a escolha de tarifário e o acesso à rede de transportes da Área Metropolitana do Porto. Foi aplicada pela Transportes Intermodais do Porto, em parceria com o Fundo Ambiental, e custou dois milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agora só tem de levar o telemóvel para andar de metro no Porto… mas só se tiver um Android
{{ noCommentsLabel }}