Salário mínimo abrange 764 mil em 2018, mas continua a representar 22,9% do total
A proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo aumentou sempre que este referencial foi atualizado, exceto em 2018, indicou o ministro do Trabalho.
O número de trabalhadores a receber salário mínimo aumentou 4,2%, abrangendo já este ano 764.166 pessoas. Ainda assim, o peso deste grupo no total continua nos 22,9%, num cenário em que o número total de trabalhadores também avançou 4,3%. Os dados foram apresentados esta quarta-feira pelo ministro Vieira da Silva na comissão parlamentar do Trabalho, onde está a ser ouvido.
A apresentação que o Governo trouxe aos deputados faz referência aos trabalhadores com remuneração declarada em março de 2018. E assinala que a proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo aumentou sempre que este referencial foi atualizado, exceto em 2018. Os dados ainda são preliminares e estão sujeitos a revisão.
O ministro Vieira da Silva frisou que “tem havido uma dinâmica de crescimento salarial” e o risco que muitas vezes é apontado de “compressão” salarial é menor. Ainda de acordo com os dados do Governo, houve aumentos em todos os escalões de remuneração entre 2016 e 2017: a subida foi mais significativa (na ordem dos 6%) nos escalões mais baixos, entre 530 e 600 euros. O crescimento foi mais moderado a partir daí, ficando acima de 1% no escalão acima de 2.500 euros.
(notícia atualizada às 12:05)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário mínimo abrange 764 mil em 2018, mas continua a representar 22,9% do total
{{ noCommentsLabel }}