Twitter perde um milhão de utilizadores e afunda na bolsa

O Twitter perdeu um milhão de utilizadores no segundo trimestre, à medida que vai apagando contas falsas ou suspeitas. A empresa está a afundar 13% na bolsa antes da abertura dos mercados.

O Twitter tinha 335 milhões de utilizadores mensais ativos no final de junho, menos um milhão de utilizadores do que o registado no primeiro trimestre deste ano. A queda está a penalizar as ações da empresa, que estão a afundar 13% nas negociações antes da abertura de Wall Street, um dia depois da queda histórica protagonizada pelos títulos do Facebook.

Esta sexta-feira, a rede social do pássaro azul apresentou os resultados do segundo trimestre. Os analistas estavam à espera de um acréscimo de um milhão de utilizadores ativos, mas o que se verificou foi o oposto: o Twitter está a perder utilizadores, à medida que vai apagando contas suspeitas, contas operadas por bots ou utilizadores que promovem o discurso de ódio na plataforma.

O Twitter emitiu também um alerta aos investidores, esperando que o número de utilizadores mensais continue a cair até ao patamar dos 330 milhões já no próximo trimestre. A confirmar-se, serão menos dez milhões de utilizadores do que o esperado pelos analistas antes da divulgação de números esta sexta-feira, de acordo com a Reuters.

A empresa liderada por Jack Dorsey está comprometida em resolver os problemas da rede social, nomeadamente a propaganda russa, as contas falsas automáticas e o discurso de ódio, uma estratégia que deverá penalizar as receitas da empresa e o crescimento do número de utilizadores. Isto numa altura em que aumenta a pressão regulatória sobre empresas como o Twitter e o Facebook relativamente à proteção dos utilizadores.

A notícia está a passar fatura às ações do Twitter na bolsa de Nova Iorque. A empresa chegou a afundar 16% nas negociações antes da abertura dos mercados, estando agora a derrapar 12,90% para 37,40 dólares. A queda surge um dia depois de o Facebook ter protagonizado uma queda história na bolsa, na ordem dos 19%, depois de apresentar resultados fracos aos olhos dos analistas. Numa só sessão, a empresa liderada por Mark Zuckerberg perdeu cerca de 120 mil milhões de dólares em valor de mercado.

Evolução das ações do Twitter na bolsa de Nova Iorque

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Twitter perde um milhão de utilizadores e afunda na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião