Revista de imprensa internacional

A manipulação de eleições é uma grande preocupação dos líderes mundiais. Em Bruxelas, planeiam lançar uma iniciativa para as redes sociais, e nos EUA os senadores querem impor mais sanções aos russos.

A manipulação de eleições é uma grande preocupação dos líderes mundiais. Em Bruxelas, querem controlar este tipo de atividades nas redes sociais, e por isso vão lançar medidas para os reguladores. Já nos Estados Unidos, os senadores querem impor sanções aos russos pela interferência nas eleições. No Zimbabwe, as eleições polémicas resultaram na vitória do já presidente, Mnangagwa. Estas e outras notícias marcam a agenda internacional.

The Guardian

Bruxelas vai lançar iniciativa para combater manipulação nas eleições

A Comissão Europeia quer prevenir a manipulação através das redes sociais, já com as eleições para o parlamento europeu no próximo ano em vista. A comissaria para a justiça disse que os governos deviam coordenar esforços para travar notícias falsas e o uso de dados pessoais para campanhas políticas. Os planos deverão ser apresentados no outono. Está também previsto criar novos apoios ao jornalismo, e a uma rede independente de fact-checkers.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Reuters

Senadores americanos apresentam proposta de sanções à Rússia

Os senadores norte-americanos querem punir Moscovo pela suposta interferência nas eleições, e também pela ação na Síria e na Ucrânia. A proposta de lei inclui entraves às transações de dívida e a importações de urânio, e novas sanções a figuras políticas russas, e oligarcas. Para ser aprovada, esta proposta tem de passar no Senado e na Casa de Representantes, e ser assinada por Trump.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Bloomberg

IAG aumenta o lucro em 132%, mas as greves pressionam

O IAG, grupo que inclui a Iberia, British Airways, Vueling e Aer Lingus, registou um lucro líquido no primeiro semestre deste ano de 1.408 milhões de euros, numa subida de 132% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Mas as greves do controlo aéreo em França estão a pesar, principalmente na Vueling, bem como as taxas de câmbio britânicas, que baixaram o valor das vendas. As ações da empresa já caíram 4,7%.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso gratuito/conteúdo em inglês).

Les Echos

Heineken entra no capital da cervejaria chinesa líder

O grupo holandês comprou uma participação de 2,68 bilhões de euros na China Resources Beer, para aumentar a presença no mercado chinês. Detém agora 40% da CRH Beer, a empresa que controla o grupo chinês. Em troca, a CRH Beer vai comprar uma participação de 0,9% por 464 milhões de euros na Heineken. A China Resources foi responsável por 18% das vendas de cerveja do país.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso gratuito/conteúdo em francês).

Financial Times

Mnangagwa ganha eleições no Zimbabwe

O presidente Emmerson Mnangagwa venceu as primeiras eleições desde a saída do ex-presidente Robert Mugabe. O líder do partido Zanu-PF conseguiu 50,8% dos votos, contra Nelson Chamisa, um advogado e pastor de 40 anos do partido da oposição. Esta eleição foi bastante contestada, e a oposição acusa de manipulação de votos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião