Em sete anos, comissão de Ética nunca apontou incompatibilidades aos deputados
A subcomissão de Ética produziu 17 pareceres na presente legislatura e outros 35 na anterior. Feitas as contas, foram 52 pareceres sem que tivesse sido detetada qualquer incompatibilidade.
Nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar de Ética não apontou uma única incompatibilidade ou impedimento aos deputados. A informação é avançada, este domingo, pelo Diário de Notícias.
Segundo os dados recolhidos pelo mesmo jornal, esta subcomissão de Ética produziu 17 pareceres na presente legislatura e outros 35 na anterior legislatura, entre 2011 e 2015. Feitas as contas, foram 52 pareceres sem que tivesse sido detetada qualquer incompatibilidade.
O mesmo é confirmado pela própria subcomissão. “Todos os pareceres aprovados concluíram pela não existência de incompatibilidade ou impedimento“, refere este órgão ao Diário de Notícias.
O Estatuto dos Deputados define, em relação às incompatibilidades, uma lista de 14 funções que não podem ser desempenhadas em acumulação com o mandato parlamentar, entre as quais se incluem um cargo no Governo, a presidência de uma autarquia ou a gestão de uma empresa pública, por exemplo.
Quanto aos impedimentos, a lei determina várias situações que podem configurar um conflito de interesses com o desempenho da função de parlamentar. Não podem, por exemplo, integrar órgãos de entidades públicas ou ser peritos ou árbitros remunerados em processos em que uma das partes seja o Estado, para além de não poderem deter mais de 10% no capital de empresas que celebrem contratos com entidades públicas.
Segundo o mesmo jornal, é esta último impedimento que tem motivado grande parte das análises feitas pela subcomissão de ética. Dos 17 pareceres emitidos na presente legislatura, pelo menos oito tiveram o voto contra do Bloco de Esquerda e do PCP, enquanto outros o PSD, PS ou CDS se abstiveram, mas nunca foi chumbado qualquer um destes pareceres.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Em sete anos, comissão de Ética nunca apontou incompatibilidades aos deputados
{{ noCommentsLabel }}