Europa arrasta bolsa de Lisboa. BCP pressiona

Lisboa acompanhou as restantes praças europeias e fechou em terreno negativo. O principal índice nacional recuou 0,41%, na última sessão da semana. A pressionar estiveram as ações do BCP.

Lisboa não escapou à tendência e, à semelhança das restantes praças europeias, fechou a semana no vermelho. A pesar sobre a bolsa nacional, estiveram sobretudo os títulos do BCP, que recuaram 1,63%. Das 18 cotadas, oito terminaram a sessão em terreno negativo, incluindo as três papeleiras.

No fecho da sessão de sexta-feira, o índice de referência nacional, o PSI-20, caiu 0,41% para 4.803,42 pontos. Igual desempenho foi registado nas demais praças do Velho Continente, com o Stoxx 600 a descer 0,7%, o alemão DAX a desvalorizar 0,7%, o francês CAC a cair 1,1% e o espanhol IBEX a recuar 0,2%.

Este comportamento negativo das praças europeias explica-se por três razões:

Por cá, a pesar sobre a bolsa nacional estiveram os títulos do BCP, que desvalorizaram 1,63% para 0,2418 euros. Também em terreno negativo fecharam as papeleiras: as ações da Semapa recuaram 2,10% para 13,04%, da Altri caíram 1,75% para 5,61 euros e as da Navigator desvalorizaram 0,62% para 3,5120 euros.

Do outro lado da linha, as ações dos CTT, da EDP e da Galp Energia impediram uma queda mais acentuada de Lisboa. Os títulos da empresa liderada por António Mexia subiram 0,49% para 3,104 euros e os da empresa de Carlos Gomes da Silva subiram 0,32% para 14,16 euros. Já as ações da empresa dos correios valorizaram 0,50% para 3,1980 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa arrasta bolsa de Lisboa. BCP pressiona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião