Madrid e Barcelona vão apertar cerco à Uber. Empresa ameaça sair

Quer chamar um Uber em Barcelona? Só com uma hora de antecedência. E em Madrid? Tem de estar perto do motorista. Medidas deverão ser anunciadas para responder aos taxistas. Empresa já ameaçou sair.

A pressão está prestes a aumentar para as empresas como a Uber e a Cabify que mantêm operações em Espanha. Madrid prepara-se para adotar uma medida que vai criar a uma distância mínima obrigatória entre o motorista e o passageiro quando uma viagem é pedida. Em Barcelona, o serviço terá de ser pedido com uma hora de antecedência.

A notícia foi avançada pelo jornal espanhol Vozpópuli, que cita fontes próximas das negociações. E, segundo a AFP e a Europa Press, estas medidas poderão levar a Uber a sair de algumas cidades espanholas.

Em Madrid, estas aplicações só poderão ligar passageiros a motoristas que se encontrem por perto, à semelhança do que aconteceria se o utilizador optasse por chamar um táxi que estivesse a passar na rua. Em Barcelona, os utilizadores destas aplicações terão de pedir o serviço com a antecedência de uma hora.

Estas medidas estão a ser adotadas numa semana em que os taxistas espanhóis voltaram a iniciar um protesto contra o serviço prestado por estas aplicações, que acusam de concorrência desleal. Segundo o Vozpópuli, estas medidas deverão ser anunciadas oficialmente esta sexta-feira.

Ao mesmo tempo, estará a ser preparada uma medida de contingentação para os fins de semana, através da qual a frota de automóveis ao serviço destas aplicações terá de ser reduzida para metade aos sábados e domingos.

Como avançou a AFP, este tipo de medidas está a cair mal junto das empresas que operam estas aplicações. Fonte oficial da Uber em Espanha disse que, se Barcelona avançar com a obrigatoriedade de pedir o serviço com antecedência, a empresa “não poderá continuar a prestar o serviço UberX” naquela região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid e Barcelona vão apertar cerco à Uber. Empresa ameaça sair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião