Petrolífera Total compra quarto maior produtor de energias renováveis em Portugal por 600 milhões de euros
A Total venceu a corrida à compra da gigante das renováveis em Portugal com uma oferta de 600 milhões de euros. Entre os interessados encontrava-se a chinesa Datang.
A petrolífera francesa Total conseguiu superar a oferta dos chineses da Datang para comprar a portuguesa Novenergia. A sociedade, que detém a Generg, é a quarta maior produtora de energias renováveis em Portugal. A aquisição foi concluída no final da semana passada, segundo avança o Expresso (conteúdo pago).
A gigante das renováveis em solo nacional recebeu uma oferta de mais de 600 milhões de euros dos franceses da Total. Os interessados que estavam na corrida à compra da Novenergia já foram notificados da escolha da sociedade. Entre aqueles que queriam adquirir a sociedade encontrava-se a estatal chinesa Datang, o fundo norte-americano Contour Global e a Finerge, que também produz energia eólica em Portugal.
O líder do fundo, Carlos Pimenta, indicou ao semanário que o processo de venda “correu de forma muito intensa e competitiva e em que o valor da empresa, das pessoas que a integram e do seu potencial de crescimento foi reconhecido pelo vencedor e também pelos outros principais concorrentes”.
Acima da holding liderada por Carlos Pimenta na produção de energias renováveis em Portugal está a EDP, que assume o título de maior produtora. Também a Finerge, que está nas mãos dos australianos da First State, e a Iberwind, detida pelo grupo chinês Cheung Kong, superam a Novenergia, em solo nacional.
A francesa Total voltou ao mercado português de combustíveis no ano passado, depois de ter vendido os postos de abastecimento no país à espanhola Cepsa há mais de dez anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petrolífera Total compra quarto maior produtor de energias renováveis em Portugal por 600 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}