Estudantes pagam cada vez mais por quartos. Em Lisboa já custam, em média, 377 euros por mês

  • Guilherme Monteiro
  • 26 Fevereiro 2019

A plataforma de arrendamento online Uniplaces revelou que os preços de aluguer de quartos e casas em Lisboa, Porto e Coimbra subiram 8,6% em 2018.

O arrendamento de quartos por estudantes está mais caro. A plataforma de arrendamentos online Uniplaces revela um aumento de 8,6% no valor dos alugueres nas cidades de Lisboa, Coimbra e Porto, ao longo de 2018. Na capital, em média, um quarto custa 377 euros por mês.

A plataforma portuguesa de arrendamento, que está presente em mais de 140 países, revelou que nestas três cidades portuguesas, foi em Lisboa que se praticaram os preços mais elevados. Em média “um quarto privado em casa partilhada na cidade de Lisboa foi 377 euros“, refere o comunicado enviado às redações.

A esmagadora maioria dos estudantes continua a optar pelo arrendamento de quarto privado em casa partilhada. Em Lisboa foram mais de 81% a escolher esta opção, sendo que apenas 18% preferiu alugar uma casa completa.

Uma tendência que se manteve tanto no Porto — com 69% dos estudantes a preferirem um quarto privado em casa partilhada — como em Coimbra (61%), apesar de aumentar a percentagem dos que optaram por arrendar a casa completa, já que os preços de arrendamento praticados também eram mais baixos.

Em média, na cidade Invicta o preço de arrendamento de um quarto fixou-se nos 287 euros, enquanto na cidade dos estudantes o valor não foi além dos 200 euros.

Ainda segundo os dados da Uniplaces, de todas as reservas feitas, 88% são realizadas por estudantes internacionais. São os brasileiros, os italianos e os franceses a dominarem os alugueres feitos por estudantes através da plataforma.

No último ano, foram reservadas 3,5 milhões de noites por estudantes nos vários países onde a plataforma opera. Cada estudante ficou em média cinco meses na cidade de destino, o equivalente a um semestre.

Os números apresentados têm como base os contratos de arrendamento celebrados na plataforma criada por portugueses em 2012, e informações disponibilizadas pelos estudantes no momento das reservas, ao longo de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes pagam cada vez mais por quartos. Em Lisboa já custam, em média, 377 euros por mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião