“Error 404–Not Found”. Correria ao IRS volta a provocar falhas no Portal das Finanças

O Portal das Finanças está novamente com falhas. Por isso, não deverá conseguir entregar a sua declaração de IRS nos próximos momentos.

Se ainda não entregou a declaração de IRS e está agora a tentar fazê-lo, poderá ter dificuldades. Isto porque o Portal das Finanças está com falhas. Esta é, pelo menos, a terceira vez nas últimas duas semanas em que a plataforma tem este tipo de problemas.

A entrega da declaração anual de rendimentos arrancou no início de abril. Até ao momento, cerca de 1,5 milhões de contribuintes já cumpriram essa obrigação declarativa, ficando a faltar 3,5 milhões de agregados. As Finanças, por sua vez, já deram ordens de pagamento de 70 mil reembolsos.

Este ano, os portugueses têm até ao final de junho (e não de maio, como aconteceu nos anos anteriores) para entregarem o seu IRS, mas a correria nestas duas primeiras semanas tem sido notória. O Executivo de António Costa adiantou que os reembolsos deverão ser entregues aos contribuintes no prazo de 11 dias, o que deve explicar a tendência referida.

Ainda assim, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que os contribuintes que entregaram a declaração na primeira semana deverão receber esse acerto a par dos que só cumprirem essa obrigação declarativa na segunda semana, porque só a partir dessa data é que o processo atinge a “velocidade cruzeiro”.

Outro dos pontos que ajuda a explicar essa correria é o esperado reforço dos reembolsos. No ano passado, o Governo aumentou os escalões de IRS de cinco para sete, mas não ajustou as taxas de retenção por completo. Resultado? Todos os meses, os trabalhadores dependentes e pensionistas andaram a sofrer uma retenção dos seus rendimentos superior à devida, pelo que se esperam agora cheques mais “chorudos” das Finanças.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Error 404–Not Found”. Correria ao IRS volta a provocar falhas no Portal das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião