Nos é a primeira operadora a usar o eSIM em Portugal

A Nos vai permitir aos clientes terem dois números com um só cartão: um deles associado a um cartão SIM e outro a um cartão SIM eletrónico, embutido no aparelho.

A Nos NOS 0,00% é a primeira operadora em Portugal a antecipar o fim dos cartões SIM nos smartphones. A empresa anunciou esta terça-feira o lançamento do primeiro eSIM do mercado português, confirmando uma notícia avançada pelo ECO em setembro.

A tecnologia vai estar disponível a partir desta quinta-feira e vai permitir aos clientes terem dois números com um só cartão: um deles associado a um cartão SIM e outro a um SIM eletrónico, embutido no aparelho, uma funcionalidade associada aos novos iPhones lançados pela Apple no ano passado.

“A lança hoje [terça-feira] o primeiro serviço eSIM (embedded SIM, ou SIM embutido) do mercado português. Os clientes da Nos são os primeiros a experimentar o eSIM, nos smartphones comercializados em Portugal com esta tecnologia, que permite que possam utilizá-los como Dual Sim: dois números num mesmo telemóvel, um com o cartão físico e o outro com o eSIM”, anunciou a empresa num comunicado.

Segundo a Nos, a “vantagem imediata” para os clientes, “para além da desmaterialização do cartão SIM, é a possibilidade de utilização de diferentes eSIM, porque lhes permite, por exemplo, ter um número pessoal e um profissional num só telemóvel”. Outras vantagens, segundo a Nos, vão prender-se com “a possibilidade de utilizar planos de dados adicionais” e a “expansão da conectividade entre diferentes equipamentos”.

Liderada por Miguel Almeida, a Nos começou logo a preparar este lançamento quando a Apple apresentou os iPhones Xs, Xs Max e Xr em meados de setembro, capazes de suportar a tecnologia eSIM. Como revelou o ECO na altura, a empresa admitiu estar em conversações com a Apple no sentido de lançar esta tecnologia em Portugal.

Sete meses depois da notícia, a operadora portuguesa anuncia a chegada da tecnologia e admite, apesar de tudo, que “ainda são poucos os equipamentos com eSIM” no mercado nacional. “Nesta fase de lançamento, o processo de adesão é realizado, a partir de quinta-feira, em algumas das lojas Nos do continente, da Nos Madeira e da Nos Açores”. A intenção é lançar o serviço em todas as lojas “nos próximos meses”.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h16)

Evolução do preço das ações da Nos em Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos é a primeira operadora a usar o eSIM em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião