Leilão de 5G na Alemanha já ultrapassa os 5.500 milhões
Os quatro operadores envolvidos admitem pagar 5.500 milhões pelo 5G. As receitas obtidas através do leilão destinam-se a investimentos na infraestrutura digital.
O leilão na Alemanha para 41 blocos de frequências para a tecnologia 5G ultrapassou os 5.500 milhões de euros, mais de um mês depois do início deste processo chave para a competitividade da maior economia europeia.
Os quatro operadores envolvidos (Telefónica Deutschland, Deutsche Telekom, Vodafone e Drillisch) comprometeram-se a 5.500 milhões de euros nas 243 rondas já realizadas, de acordo com informação do regulador alemão Bundesnetzagentur (BNA) citada pela Efe.
Este montante é provisório, uma vez que o leilão, que teve início em 19 de março passado, não tem um período limite e só terminará quando não houver qualquer oferta numa ronda.
O regulador BNA tinha calculado, no início, que este processo poderia durar cerca de três semanas, mas já ultrapassou um mês.
Na ronda 243, a Deutsche Telekom e a Vodafone lideram as apostas em 12 dos 41 blocos cada uma.
As receitas obtidas através do leilão destinam-se a investimentos na infraestrutura digital, de acordo com o Governo alemão.
Algumas vozes na política e na indústria criticaram o processo, por considerarem que estes são montantes que as operadoras de telecomunicações poderiam aplicar no investimento, além de terem dúvidas de que o executivo alemão vá investir o dinheiro todo em infraestrutura digital.
A tecnologia 5G, que permite aumentar de forma ímpar a velocidade da Internet, vai revolucionar a forma como os dispositivos tecnológicos comunicam entre si, a designada Internet das coisas.
A quinta geração móvel (5G) vai permitir uma velocidade de transmissão 100 vezes mais rápida do que o atual 4G, também conhecida por tecnologia LTE.
O 5G é fundamental para a digitalização da indústria e para o desenvolvimento de aplicações relacionadas com o veículo autónomo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Leilão de 5G na Alemanha já ultrapassa os 5.500 milhões
{{ noCommentsLabel }}