Pequenas empresas de energia abrem guerra aos “turistas energéticos”. Pedem lista de devedores à ERSE
Os pequenos comercializadores de energia vão pedir ao regulador do setor que crie uma lista negra de devedores para combater os "turistas energéticos".
Os pequenos comercializadores de energia preparam-se para declarar guerra ao que chamam de “turistas energéticos”: clientes de luz e gás, sobretudo domésticos, que saltam de empresa em empresa e deixam um rasto de contratos e dívidas por cobrar, que acabam por prescrever.
A queixa é da Associação de Comercializadores de Energia do Mercado Liberalizado (ACEMEL), que vai propor ao regulador setorial a criação de uma lista negra de devedores, na esperança de travar este fenómeno. Segundo o Dinheiro Vivo, que avançou a notícia, entre as empresas que chamaram a atenção estão a Luzigás, a Logica Energy e a Rolear Viva.
“Não existe controlo ao turista energético. Temos dificuldades legais para controlar este fenómeno, acrescidas desde que existe o Regulamento Geral de Proteção de Dados”, disse ao jornal o presidente da associação de comercializadores de energia, Ricardo Nunes. Segundo o representante, as dívidas prescrevem em seis meses e tornam impossível às empresas a sua cobrança.
“As empresas mais pequenas são as que mais sofrem com isto. Estes turistas energéticos rodam todos. Na EDP, como tem muitos clientes, não faz tanta mossa”, sublinhou o presidente, que vai pedir ajuda à ERSE para elaborar essa lista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pequenas empresas de energia abrem guerra aos “turistas energéticos”. Pedem lista de devedores à ERSE
{{ noCommentsLabel }}