COSEC assina acordo de resseguro com EKF da Dinamarca
O acordo abre às empresas portuguesas e dinamarquesas a possibilidade de beneficiarem dos seguros de crédito dos dois países, podendo assim trabalhar em projectos conjuntos em países de maior risco.
A COSEC, Companhia de Seguro de Créditos, assinou com a sua homóloga dinamarquesa, a EKF, um acordo quadro de resseguro que vai facilitar a participação conjunta de empresas dos dois países em várias áreas, em projetos conjuntos em mercados externos.
“Este acordo vem permitir projetos maiores e em mercados mais diversificados. Torna possível, por exemplo, que uma empresa portuguesa procure uma empresa parceira na Dinamarca para desenvolver um projeto noutros países. A COSEC segura a parte portuguesa do projeto; a EKF, a parte dinamarquesa”, explica a presidente do conselho de administração da COSEC, Maria Celeste Hagatong, citada num comunicado da seguradora.
O acordo foi assinado durante a conferência internacional que a COSEC organizou esta semana, em Lisboa, para assinalar os 50 anos. Maria Celeste Hagatong explicou à Lusa que ele “dá a possibilidade de trabalhar em projetos conjuntos em países de maior risco”.
O acordo permite a uma empresa portuguesa e outra dinamarquesa juntarem-se e beneficiar dos seguros de crédito fornecidos pelos dois países, tornando-se assim possível concorrer a projetos mais ambiciosos e com montantes mais avultados.
“Havendo um projeto grande, uma parte [das garantias] é dada pela ECA (Export Credit Agency) portuguesa, a ECA dinamarquesa dará à empresa do seu país, e haverá outras agências que poderão juntar-se porque este tipo de projetos geralmente envolve uma parte de construção, e é costume as agências internacionais juntarem-se” nestas condições, acrescentou Celeste Hagatong.
O acordo “permite às empresas poderem ter acesso a seguros de crédito de forma muito mais fácil” e, concluiu a responsável, é vantajoso para as empresas nacionais porque “muitas das empresas dinamarquesas não têm uma dimensão muito grande e são complementares aos setores que temos em desenvolvimento”.
A celebração deste entendimento segue-se a outros do mesmo formato já assinados pela COSEC com as suas homólogas de Itália, Espanha, Alemanha e Noruega.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
COSEC assina acordo de resseguro com EKF da Dinamarca
{{ noCommentsLabel }}