E vão duas. Depois de “The Office”, “Friends” também vai sair do catálogo da Netflix

A Netflix perdeu mais uma série de culto: 'Friends' vai deixar o catálogo do serviço na primavera, para integrar uma nova plataforma da WarnerMedia, chamada HBO Max.

A Netflix continua a perder algumas das séries mais vistas da plataforma. Friends, série de culto para milhões de fãs em todo o mundo, vai deixar de estar no catálogo norte-americano do serviço a partir da próxima primavera, para integrar de forma exclusiva o portefólio da nova aplicação de streaming da WarnerMedia, que se vai chamar HBO Max, segundo o The Wall Street Journal (acesso pago).

A decisão não afeta todos os mercados. Já depois da publicação deste artigo, a Netflix Portugal recorreu ao Instagram para garantir que a série vai continuar no catálogo do serviço em Portugal: “Não. Friends não vai sair do meu serviço! Estamos numa relação (muito) séria”, lê-se numa publicação. Entretanto, um porta-voz da empresa também disse ao ECO que o anúncio da saída de Friends do catálogo da Netflix referiu-se apenas aos EUA.

A WarnerMedia, detida pela AT&T, é a empresa proprietária de Friends e só este ano a Netflix já pagou 80 milhões de dólares pelos direitos exclusivos desta saga clássica. No entanto, o facto de a empresa decidir prescindir desta receita adicional nos EUA mostra bem o quão a sério é a guerra do streaming de conteúdos, vista como a nova era do entretenimento audiovisual.

Para a Netflix nos EUA, a decisão é uma dupla perda. Por um lado, Friends tem sido sucessivamente um dos títulos mais vistos e aclamados da sua plataforma. Por outro, prepara-se para ver entrar mais um serviço concorrente no mercado, com pré-lançamento marcado já para o final deste ano e disponibilização ao público na primavera de 2020.

Com a saída, a Netflix deverá investir o extra cash em conteúdo original, pelo que não se antecipa uma saída em massa de subscritores da plataforma. Mas essa também é a ideia por detrás da HBO Max, estando já garantido conteúdos com a presença de estrelas como Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Anna Kendrick, de acordo com o mesmo jornal.

O serviço HBO Max vai, assim, ser aquele que terá o catálogo de conteúdos originais do universo Warner. Será diferente do HBO Now, que é a plataforma de streaming com conteúdos originais e outros licenciados, e também do HBO Go, que é o serviço de conteúdos disponível para os clientes de TV da HBO nos EUA. Para já, não é claro se o HBO Max chegará a Portugal nem que diferenças terá em relação à plataforma já disponível no mercado.

Friends não é a primeira série a desaparecer do catálogo da Netflix. A plataforma vai também perder The Office, detida pela NBCUniversal, que vai fazer parte de uma plataforma de streaming que está a ser desenvolvida pela própria empresa que detém os direitos.

(Notícia atualizada às 14h48, com Netflix Portugal a garantir que a série vai continuar no catálogo português)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão duas. Depois de “The Office”, “Friends” também vai sair do catálogo da Netflix

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião