Número de créditos automóvel cai quase 18% em junho
Banco de Portugal informou que o número de créditos automóvel caiu 17,7% em junho, em comparação com igual mês de 2018, para 16.216. O número de créditos pessoais cedeu 4,8%.
O número de créditos automóvel caiu 17,7% em junho, em comparação com igual mês de 2018, para 16.216, segundo a informação disponibilizada esta sexta-feira na página do Banco de Portugal (BdP).
Por sua vez, no período de referência, o número de créditos pessoais cedeu 4,8% para 37.046, enquanto o de cartões e descoberto retrocedeu 7,2% para 61.869.
Já o montante de créditos automóvel desceu 18,5% para 228 milhões de euros, o de créditos pessoais recuou 3,2% para 261 milhões de euros e o de cartões e descoberto perdeu 8,6% para 76 milhões de euros.
“No mercado do crédito aos consumidores ocorre, por vezes, a concessão de crédito com subvenção por sociedade não financeira. Os contratos de crédito subvencionados são celebrados entre a instituição de crédito e o consumidor, mas parte do custo de crédito é suportada por uma entidade terceira. As taxas anuais de encargos efetivas globais (TAEG), que representam o custo do crédito para o consumidor, não refletem nestes casos todo o custo do crédito”, explicou o supervisor financeiro.
Neste sentido, no que se se refere à proporção de novos contratos de crédito aos consumidores com subvenção, destaca-se, no âmbito do crédito pessoal, a finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos que se fixou em 10,1% em junho, abaixo dos 68,3% registados no período homólogo.
No total dos contratos de crédito pessoal, automóvel, cartões e linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, a proporção passou de 4,6% em junho do ano anterior para 5% em junho deste ano.
Por seu turno, na proporção do montante dos novos contratos de crédito aos consumidores com subvenção destaca-se, novamente, a finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, que se fixou em 3,8% em junho deste ano, uma redução face aos 53,8% do período homólogo.
O total ascendeu a 6,3% em junho, enquanto em igual período de 2018 estava nos 6%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de créditos automóvel cai quase 18% em junho
{{ noCommentsLabel }}