Saiba o que nunca deve fazer numa entrevista de emprego

No processo de recrutamento é comum explicar-se aos candidatos quais os passos a dar, mas pode ser fundamental saber o que não é aconselhável fazer numa entrevista.

Se está à procura de emprego, é obrigatório preparar-se para a entrevista, para aumentar as probabilidades de agarrar um novo desafio. As entrevistas podem causar algum nervosismo, mas se souber exatamente o que fazer e o que levar consigo para o momento da entrevista, as hipóteses de sucesso aumentam.

Por outro lado, pode ser útil saber exatamente o que não deve fazer numa entrevista, para evitar momentos constrangedores e causar boa impressão. Solange Soares, Team Leader da Hays Portugal, dá alguns exemplos de comportamentos proibidos numa entrevista de emprego.

  • Chegar atrasado

É essencial que chegue sempre um pouco antes da hora marcada, pois, para além de demonstrar pontualidade e consideração pela agenda da pessoa que o irá entrevistar, demonstra também interesse pela oportunidade, explica a Team Leader.

Apesar de uma entrevista ser uma conversa é importante ter cuidado com a linguagem que utiliza e focar-se num discurso mais formal, claro e coerente.

  • Mostrar falta de preparação para a entrevista

Antes de uma entrevista, tente preparar-se ao máximo para aquilo que o espera. Estude a empresa, saiba todos os pormenores sobre o cargo ao qual está a candidatar-se e, se for o caso, tente saber quem são os entrevistadores.

  • Mentir ou omitir factos relevantes da vida profissional

Mentir ou omitir informações que podem ser importantes para o recrutador e influenciar a entrevista, e a tomada de decisão final, podem pôr em causa a sua reputação e reduzir as hipóteses de ser contratado.

  • Mostrar nervosismo

Uma entrevista pode ser um momento de algum stress e ansiedade, mas pense que é apenas uma conversa, tente manter a calma e um discurso coerente e confiante.

  • Ler o CV

Se levar o curriculum vitae impresso para a entrevista, evite lê-lo para o recrutador. Se o fizer, demonstrará falta de preparação e algum desleixo.

  • Criticar antigos empregadores, colegas ou chefia

Se criticar negativamente pessoas com quem trabalhou no passado, é provável que o recrutador receie que o volte a repetir no futuro

  • Revelar preferências políticas ou religiosas

As suas escolhas pessoais, políticas e religiosas em particular, não são relevantes para a tomada de decisão do recrutador. Assim, evite-as, pois podem ter um impacto inesperado no entrevistador e influenciar a decisão final.

  • Utilizar expressões sempre na negativa

Evite utilizar expressões como “não sei”, “não gosto”, “não quero”, pois o negativismo é sempre mal recebido, garante Solange Soares.

  • Ter uma imagem descuidada

É importante adequar o vestuário à ocasião. A imagem ou o dress code é uma questão importante para inúmeras empresas e, além disso, uma forma de mostrar que se preocupa com o momento da entrevista.

Se evitar estes comportamentos, é provável que aumente o sucesso da entrevista e as possibilidades de ser contratado. Saiba que, independentemente de se sentir totalmente preparado, os entrevistadores vão fazer perguntas para o testar. No final da entrevista, não se esqueça de enviar uma carta de agradecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba o que nunca deve fazer numa entrevista de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião