Entrada em bolsa da petrolífera Aramco será “muito em breve”
Valor oficial da petrolífera saudita, antes da entrada em bolsa, não será definido antes "da próxima semana, pelo menos". Pode ser muito inferior a 2 biliões de dólares.
O anúncio da entrada em bolsa do gigante petrolífero saudita Aramco terá lugar “muito em breve”, declarou o presidente do Conselho de Administração da empresa pública.
Primeiro exportador mundial de crude, a Arábia Saudita tentou introduzir em bolsa a Aramco pela primeira vez em 2018, antes de recuar devido às condições de mercado consideradas desfavoráveis.
“A entrada em bolsa terá lugar mais rapidamente do que pensam“, afirmou o presidente do Conselho de Administração da empresa, Yasir Al-Rumayyan, durante um fórum russo-saudita organizado em Riade por ocasião da visita ao país do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
“Creio que será anunciado muito, muito em breve”, acrescentou Rumayyan, que é também diretor-geral do fundo soberano saudita, considerando que a Aramco é a “melhor empresa do mundo”.
Na quinta-feira, fontes próximas do dossiê indicaram que o valor oficial da petrolífera saudita, antes da entrada em bolsa, não será definido antes “da próxima semana, pelo menos” e pode ser muito inferior a 2 biliões de dólares, como pretende o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.
Segundo várias fontes, esse valor pode rondar 1,5 biliões de dólares.
Segundo a agência Bloomberg, a Aramco poderá entrar em bolsa “a partir de novembro” e cerca de 2% do capital […] pode ser vendido, o que pode render 40 mil milhões de dólares”, de acordo com fontes citadas pela agência financeira.
A entrada em bolsa da Aramco está prevista em duas etapas, a primeira em novembro no mercado local e depois uma segunda cotação numa praça financeira internacional que ainda não foi determinada, sendo apontadas como prováveis as bolsas de Nova Iorque e Hong Kong.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrada em bolsa da petrolífera Aramco será “muito em breve”
{{ noCommentsLabel }}