Com economia mundial a abrandar, “é bom” Portugal continuar a crescer acima da Europa, diz Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República aplaudiu o crescimento de 1,9% do PIB português, em termos homólogos, numa altura em que "a Europa está a abrandar e o mundo está a abrandar muito".

O Presidente da República lembrou que “é bom” Portugal continuar a crescer acima da média da União Europeia (UE), num contexto de abrandamento da economia mundial.

“Noto que é mantido [um crescimento económico de] 1,9%, numa altura em que a Europa está a abrandar e o mundo está a abrandar muito”, disse Marcelo Rebelo de Sousa a partir de Paris, onde discursou esta quinta-feira na Academia Francesa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 1,9% no terceiro trimestre, em termos homólogos, depois de rever em alta o crescimento económico nos dois trimestres anteriores. Este foi o sétimo trimestre consecutivo em que a economia nacional cresce acima da média da Zona Euro.

“Continuo a considerar que é bom que Portugal consiga estar acima da média europeia e que o abrandamento em Portugal seja menor do que o abrandamento noutros países”, frisou o chefe de Estado português, numa reação a estes dados, transmitida pela RTP 3.

Na Zona Euro, em termos homólogos, a economia cresceu apenas 1,2%, o mesmo ritmo de crescimento verificado entre abril e junho. Na UE o crescimento foi de 1,3%, um abrandamento de uma décima.

A Moody’s vê “o crescimento global vai manter-se lento nos próximos dois anos”, ainda que não preveja que a economia global “entre em recessão” em 2020 ou 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com economia mundial a abrandar, “é bom” Portugal continuar a crescer acima da Europa, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião