OE2020: Governo admite novo aumento extraordinário das pensões
Pela via normal, as pensões só irão subir até 0,7%, a partir de janeiro de 2020, mas está em cima da mesa do Conselho de Ministros um novo aumento extraordinário destas prestações.
Pela via normal, as pensões crescerão apenas até 0,7%, a partir de janeiro de 2020, mas a essa subida poderá acrescer um novo reforço extraordinário. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a ideia está a ser considerada pelo Executivo de António Costa, que estão reunido, este sábado, em Conselho de Ministros para aprovar a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.
O novo aumento extraordinário das pensões já tinha sido reclamado pelos partidos mais à esquerda, podendo ser uma das chaves para que tais bancadas viabilizem o Orçamento do Estado, que será apresentado esta segunda-feira.
Uma vez que a inflação está significativamente baixa, a concretização desta medida teria um custo elevado, mas o Jornal de Negócios garante que o Ministério das Finanças está disponível para encontrar uma solução intermédia, isto é, um aumento extra menos ambicioso que o dos anos anteriores.
Existem múltiplas formas de reforçar os aumentos automáticos resultantes da lei — que, no próximo ano, serão de 0,7% para as pensões mais baixas e de 0,2% para as intermédias — e é isso que o Governo está a estudar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OE2020: Governo admite novo aumento extraordinário das pensões
{{ noCommentsLabel }}