Como manter a cultura da empresa quando a equipa está em teletrabalho?

Há milhares de pessoas em teletrabalho para evitar a propagação do Covid-19. À distância, torna-se mais difícil transmitir os valores da empresa e pô-los em prática. Como manter a cultura da empresa?

Milhares de trabalhadores em teletrabalho. Sessões de boas-vindas a novos colaboradores e entrevistas de trabalho feitas remotamente. Reuniões em vídeo ou por telefone. Atualmente estão milhões de pessoas confinadas em suas casas, cumprindo as recomendações de isolamento social para combater a propagação do coronavírus. Quem conseguiu manter a sua atividade profissional adotou o teletrabalho que, para muitas empresas, é uma forma completamente diferente de trabalhar e que traz inúmeros desafios.

O trabalho remoto traz grande desafios para os gestores e líderes, que têm de continuar a atrair e a reter talento, manter uma comunicação eficaz, hábitos e rotinas, e praticar valores que fazem parte da cultura organizacional.

As empresas que estão em regime de teletrabalho têm à sua frente o desafio de manter a robustez da cultura organizacional, conseguindo que os trabalhadores tenham a mesma experiencia mas… à distância.

A empresa de CRM Pipedrive propõe algumas estratégias para que as empresas consigam manter a cultura organizacional em teletrabalho.

  • Disponibilize os canais de comunicação e promova a criatividade

Para garantir que os trabalhadores se mantêm produtivos, disponibilize os meios de comunicação necessários para que consiga comunicar com cada um deles. Manter a rotina vai garantir que as pessoas continuem motivadas, criativas e que sejam capazes de entregar novas soluções.

“Para poder chegar aos trabalhadores da melhor forma, é necessário ouvi-los desde o primeiro momento e garantir que possuem as mesmas condições, caso estivessem a trabalhar a partir do seu escritório. Se o trabalhador precisa de uma cadeira de escritório mais confortável ou do segundo ecrã que utiliza normalmente, é importante que sejam concedidos estes pedidos tanto quanto possível”, alerta a Pipedrive.

  • Seja flexível e promova rotinas equilibradas

As condições que o trabalhador tem em casa poderão não ser as mesmas garantidas no espaço de trabalho habitual. Enquanto líder, tente estar atento às preocupações e angústias da sua equipa, mas para encontrar formas de adaptar o trabalho remoto às necessidades dos trabalhadores.

Aceder a pedidos simples como ir tratar do filho por um momento ou a realização de outras tarefas pode contribuir para uma maior felicidade do trabalhador”, exemplifica a Pipedrive.

  • Dê feedback e promova a autonomia

“É importante perceber que, apesar de já não se encontrarem no mesmo local físico, o apoio e o feedback dado aos trabalhadores deve ser o mesmo, para que não se sintam perdidos nesta nova realidade”, refere.

É fundamental que os trabalhadores se sintam acompanhados e tenham um canal aberto de comunicação com os colegas e superiores, onde possam colocar perguntas ou receber feedback. A ideia é não perder o espírito de grupo e de entreajuda, confiando sempre na autonomia e capacidade de cada um.

  • Garanta o bem-estar físico e mental dos trabalhadores

“Outra das medidas que a Pipedrive está a aplicar passa pela prática de 15 minutos de exercício, com um personal trainer online, para que os colaboradores possam manter este mesmo bem-estar físico e mental“, refere a empresa.

Outra ideia é manter as reuniões semanais e mensais programadas, bem como os momentos de lazer. Para conseguir fazê-lo, alerta a Pipedrive, reúna os trabalhadores apenas para conversar num contexto relaxado e sem falar de trabalho. Esta pode ser uma das técnicas para promover o bem-estar de quem trabalha no projeto e mantê-los motivados e comprometidos com os valores da empresa. Promova e crie oportunidades para que o colaborador desligue do trabalho, seja com aulas em grupo, sessões de coaching ou formação online, através de videochamadas ou aplicações que ajudem a relaxar.

  • Desenvolva alternativas para os processos de recrutamento e onboarding

Em teletrabalho, as entrevistas presenciais e os processos de acolhimento de novos trabalhadores ficam muitas vezes suspensos, caso da Pipedrive. Mas há alternativas. Para dar continuidade a estes processos, desenvolva alternativas reais e seguras para promover estas experiências, de uma forma que permita ao novo trabalhador ter contacto com os valores e cultura da empresa. Apostar em realizar entrevistas por videoconferência ou promover a assinatura de contratos de forma digital podem ser formas de adaptação a esta nova realidade, remata a Pipedrive.

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António Costa

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