Mais de metade das empresas quer voltar ao trabalho este mês

55% das empresas tenciona retomar a atividade, total ou parcial, ainda este mês. Cerca de 25% prevê recomeçar apenas no verão, mas 10% estima que esta retoma só aconteça em setembro.

Com o país em desconfinamento, 55% das empresas afetadas pela pandemia do Covid-19 prevê estar a laborar ainda este mês, em pleno ou, pelo menos, parcialmente, enquanto 16% das empresas inquiridas tenciona retomar a atividade em junho, 7% em julho, 2% em agosto. Por outro lado, 10% das empresas estima que este recomeço só aconteça em setembro, revela o inquérito realizado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP).

Redução de encomendas (91%), problemas de tesouraria (82%) e disponibilidade de equipamento de proteção individual (72%) são as principais dificuldades das empresas inquiridas em relação à retoma da atividade.

Quase dois terços das empresas (63%) referem estar restringidas (total ou parcialmente) no prosseguimento da sua atividade em resultado do estado de emergência. Já 37% das empresas revela não ter restrições na atividade.

É nas microempresas onde se verifica uma maior percentagem de empresas com restrições à sua atividade, em resultado do estado de emergência. Em termos setoriais, existe uma maior restrição nas atividades do comércio (79% das empresas referem uma paragem parcialmente ou total).

Esta retoma da atividade económica exige medidas apertadas no que respeita às condições sanitárias, e cerca de metade das empresas (46%) admite alguma dificuldade em conseguir assegurar as condições necessários para não colocar em risco as pessoas envolvidas na atividade (trabalhadores, clientes, fornecedores). Contrariamente a 54% das empresas que admite não ter dificuldades a este nível.

49% aderiu ao lay-off simplificado

Cerca de 100 mil empresas já pediram à Segurança Social para aderir ao lay-off simplificado. Nesta amostra de 190 empresas, 49% admitiu que já recorreu ou pretende recorrer ao lay-off simplificado. Neste universo, 49% aderiu ao diferimento de impostos e contribuições, 47% já aderiu a linhas de crédito com garantia mutua e 46% à moratória de crédito.

Em relação às medidas anunciadas pelo Governo, 47% aponta o prazo demorado como um dos principais problemas, seguido da instabilidade legislativa (36%), montante insuficiente (32%) e complexidade no processo (31%).

Na ótica do empresários existe necessidade de desburocratizar, de baixar impostos e regularizar as dívidas ao Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de metade das empresas quer voltar ao trabalho este mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião