Governo vai lançar “linha especial” para ajudar tesouraria das micro e pequenas empresas

De acordo com o presidente da CIP, o Governo vai lançar uma "linha especial" destinada às micro e pequenas empresas, de modo a aliviar as atuais dificuldades de tesouraria.

Numa altura em que as linhas de crédito de 6,2 mil milhões de euros já estão esgotadas, o Governo vai lançar uma “linha especial” destinada às micro e pequenas empresas, de modo a aliviar as atuais dificuldades de tesouraria, avançou, esta quarta-feira, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP). À saída de uma reunião com o primeiro-ministro, António Saraiva explicou que os apoios deverão ir até 50 mil euros.

“O Governo vai lançar uma linha especial para micro e pequenas empresas para apoios até 50 mil euros, o que vai ajudar essa tipologia empresarial a ultrapassar as dificuldades de tesouraria com que estão”, disse o responsável, em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre o eventual prolongamento do lay-off simplificado, António Saraiva afirmou que tem “a certeza” que o regime será prolongado para lá de junho, ainda que o Governo não tenha adiantado, até ao momento, em que moldes ocorrerá essa extensão.

A propósito, à saída da reunião, António Costa avançou apenas que o mecanismo em causa será alterado de modo a não se tornar “um incentivo negativo” e a deixar de ser um fator de perda de rendimento dos trabalhadores. Em causa está um regime destinado aos empregadores mais afetados pela pandemia de coronavírus, permitindo a suspensão dos contratos de trabalho ou a redução da carga horária dos trabalhadores, cujos salários sofrem um corte máximo de 33%.

Além disso, o líder da CIP saiu desta reunião “convicto” de que o Pagamento por Conta será suspenso este ano. Na segunda-feira, o deputado ecologista José Luís Ferreira já tinha adiantado que o Executivo tinha mostrado abertura nesse sentido. Com base nos valores entregues pelas empresas ao Fisco em 2018, é possível estimar que essa suspensão libertaria quase quatro mil milhões de euros para o tecido empresarial português.

(Notícia atualizada às 22h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai lançar “linha especial” para ajudar tesouraria das micro e pequenas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião