Governo vai recorrer a empresa internacional para contratar equipa de gestão para a TAP
O CEO Antonoaldo Neves vai deixar de exercer funções, anunciou o ministro Pedro Nuno Santos. Nova equipa de gestão para a companhia aérea vai ser escolhida por uma empresa externa.
O Governo vai mudar a gestão da TAP após reforçar a participação no capital da companhia aérea. Para procurar um gestor qualificado no mercado internacional, vai contratar uma empresa externa, segundo anunciou esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
“Não há nenhuma razão para que o Estado escolha uma equipa para gerir de forma diferente do privado. Não estamos a falar do Governo ou o Estado a gerir a TAP“, explicou o governante. “O que o Estado tem de fazer na TAP e começar a fazer noutras empresas públicas é adotar procedimento rigorosos de escolha de equipas de gestão”.
Depois de muitas negociações, foi alcançado um acordo entre o Governo e os acionistas privados, que passa por um aumento da posição pública na companhia aérea para 72,5%. Pelo capital que não detém, o Estado vai pagar 55 milhões de euros.
Dos dois acionistas privados, fica apenas o português Humberto Pedrosa (com 22,5%) e sai o brasileiro David Neeleman. Os restantes 5% continuam nas mãos dos trabalhadores. Com a mudança, o CEO Antonoaldo Neves vai deixar de exercer funções de forma imediata. Será substituído de forma temporária até que essa empresa encontre uma equipa de gestão definitiva.
“O que faremos é a contratação especializada para procurar no mercado internacional gestores especializados”, anunciou Pedro Nuno Santos. “A TAP precisa de uma gestão qualificada e terá gestão qualificada”, acrescentou.
(Notícia atualizada às 22h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai recorrer a empresa internacional para contratar equipa de gestão para a TAP
{{ noCommentsLabel }}