Hoje nas notícias: Lavagem de dinheiro, crédito e BCE

  • ECO
  • 27 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Só no último meio ano, os esquemas de lavagem de dinheiro em Portugal duplicaram. No mesmo período, a quebra de rendimentos — em parte devido à pandemia — tem “empurrado” muitas famílias para burlões de crédito. É ainda notícia o controlo que vai passar a ser feito às presenças e faltas dos deputados na Assembleia da República.

Lavagem de dinheiro em Portugal duplica em apenas meio ano

Só no primeiro semestre do ano, os esquemas de lavagem de dinheiro em Portugal duplicaram. A estratégia adotada por empresas internacionais passa por criar empresas de fachada, abrindo contas bancárias na hora, transferindo depois o dinheiro para Hong Kong, Nigéria e Turquia. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago, link indisponível)

Quebra de rendimentos “empurra” famílias para burlões do crédito

Até meados de julho foram identificadas pelo Banco de Portugal (BdP) 21 entidades a atuar ilegalmente no país, mais do dobro do observado na totalidade do ano passado (nove). Estas empresas fazem-se passar por intermediários de crédito ou consultores, prometendo novos empréstimos ou a reestruturação dos já existentes, mas o único objetivo é extorquir dinheiro a famílias em dificuldades. A Deco tem recebido milhares de pedidos de aconselhamento financeiro, muitos deles de vítimas de burla. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Deputados apertados com novas regras de controlo de assiduidade

As faltas dadas pelos deputados passarão a ter um controlo mais apertado a partir de setembro. A presença em plenário, por exemplo, terá de ser feita através de um registo eletrónico e uma falta tem de ser justificada de forma detalhada. Além disso, deixarão de existir reuniões de comissões durante o plenário, a não ser que devidamente autorizadas. Ainda assim, os deputados passarão a ter mais tempo para “trabalho político junto dos eleitores”, como campanhas eleitorais ou discussões públicas de “assuntos de especial relevância”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

BCE avisa bancos: Euribor pode acabar

A taxa interbancária overnight do Banco Central Europeu (BCE) vai passar a publicar valores para vários prazos, posicionando-se como uma taxa de referência no mercado e uma alternativa para substituir a Euribor. O banco central diz que a reforma do indexante está atrasada e avisa os bancos que estes devem preparar um plano de contingência para um cenário em que a Euribor desapareça. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Carro vai continuar a ser o transporte preferido nos próximos cinco anos

O carro é atualmente o meio de transporte preferencial dos portugueses para deslocações e uma sondagem vem mostrar que essa é uma tendência que se vai manter nos próximos cinco anos. Durante esta altura de pandemia, o autocarro é considerado pelos portugueses o meio de transporte mais inseguro e, por isso, neste período, a procura por trotinetas, bicicletas e motos disparou. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago, link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lavagem de dinheiro, crédito e BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião