Hoje nas notícias: TAP, Novo Banco e professores

  • ECO
  • 6 Agosto 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco e o Banco Espírito Santo (BES) continuam a estar na ordem do dia. Enquanto o Correio da Manhã revela que o Bloco de Esquerda vai levar o tema, nomeadamente a gestão de António Ramalho, para as negociações do Executivo, o Jornal de Notícias reporta que o BES ainda paga salários e pensões milionárias. A TAP voltou a saltar também para as capas, sendo que a companhia aérea estará já a preparar a conversão do empréstimo de 1,2 mil milhões em capital, com a marcação de uma assembleia-geral extraordinária sobre o tema. Veja estas e outras notícias que surgem nas manchetes nacionais.

TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

A possibilidade já foi admitida pelo ministro das Finanças e tudo aponta para que assim seja. A TAP agendou para 3 de setembro uma assembleia-geral extraordinária, com um ponto único na ordem de trabalhos: “deliberar sobre o aumento de capital condicionado da sociedade em espécie de 15 milhões de euros até 1,2 mil milhões, realizado por uma ou mais entradas em espécie da República Portuguesa ou de entidade por esta indicada”. Está assim em preparação a conversão em capital do empréstimo concedido pelo Estado de até 1,2 mil milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

BE pressiona mudança na gestão do Novo Banco

O Novo Banco será um dos temas discutidos nas negociações entre o Bloco de Esquerda e o Governo. O partido quer mudanças na gestão do banco, atualmente liderado por António Ramalho, com a deputada Mariana Mortágua a defender que “é preciso retirar a confiança à administração do Novo Banco”. Para além disso, o partido procura também alterações na liderança do Fundo de Resolução, que tem Máximo dos Santos no leme, já que o organismo mostrou não ter “capacidade de fiscalização” na venda dos ativos, aponta Mortágua.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Apesar do buraco, BES “mau” ainda paga salários e pensões milionárias

O buraco do BES “mau” triplicou. Por cada 100 euros de responsabilidades que enfrenta, a instituição dispõe de apenas 2,77 euros para reembolsar devido à degradação do passivo. No entanto, este agravar das contas não impede que o banco continue a assegurar o pagamento de salários e pensões milionárias. E com o BES a dever ainda 6,5 mil milhões de euros, Ricardo Salgado poderá vir a ser remunerado pelo Fundo de Resolução. Em causa estão 39 mil euros mensais que estão arrestados desde 2017 por ordem do Tribunal Central de Instrução Criminal, a pedido do Ministério Público.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Substituições de professores baixam para metade nos meses da pandemia

Desde abril até ao final do ano letivo de 2018/2019, foram substituídos mais de 2.300 professores. No mesmo período deste ano, que apanha os meses de confinamento devido à pandemia, o número de substituições, que são maioritariamente por doença, caíram para cerca de metade. Ao mesmo tempo, os valores relativos ao pagamento de baixas médicas durante esta fase também diminuíram. “O valor gasto em baixas médicas decresceu, para o pessoal afeto à Caixa Geral de Aposentações: decresceu mais de 8% no que diz respeito ao pessoal docente e mais de 16% no pessoal não docente”, adianta o Ministério da Educação.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“O fundo de recuperação é mais do que uma pipa de massa, é uma orgia financeira”, diz Durão Barroso

O antigo presidente da Comissão Europeia defende que o Fundo de Recuperação delineado para responder à crise na União Europeia decorrente da pandemia já é mais do que “uma pipa de massa”, expressão que tinha utilizado antes do pacote final, tendo-se mesmo transformado quase numa “orgia financeira”. Para lidar com os montantes que vão caber a Portugal, o ex-primeiro-ministro propõe a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar a aplicação e execução dos fundos europeus.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, Novo Banco e professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião