Na mesa do recrutador: Alexandra Sequeira Carvalho, da Sport TV
Com 39 anos, e habituada a ver nascer grandes projetos, integrou a equipa da Sport TV há cerca de dois anos, uma empresa onde encontra paixão, compromisso e motivação organizacional.
Paixão, compromisso e motivação organizacional. Foi o que Alexandra Sequeira Carvalho encontrou na Sport TV, empresa que cumpria os requisitos para um próximo desafio: ser uma marca icónica portuguesa e uma organização que reconhecesse os recursos humanos como alavanca do negócio.
“Não pensei duas vezes”, conta à Pessoas. Com 39 anos, e habituada a ver nascer grandes projetos, integrou a equipa há cerca de dois anos, no momento em que estava a ser criada a própria direção de recursos humanos. Passou por empresas como a Central de Cervejas, onde fez parte do lançamento da Bohemia e do rebranding da marca Sagres, pela Deloitte e pela Tabaqueira, onde ajudou a lançar a marca iQos em Portugal.
É uma “ex-futura veterinária” e “ex-futura médica”, mas os sonhos nunca cumpridos acabaram por definir o seu percurso: “Tento sempre ter outra perspetiva das coisas. Gosto muito de fazer zoom out dos problemas e voltar a eles. Por outro lado, com uma atitude de aprendizagem e de experimentar coisas diferentes”, sublinha.
O dia-a-dia de uma televisão traz outros desafios, como a “urgência do direto”, que é “transversal a todas as áreas da organização”, por isso “quando me perguntam como é que foi o regresso, eu costumo dizer que não houve regresso, porque nós nunca fomos”, relata. “Há profissões que só se conseguem fazer com uma enorme paixão. Ser médico ou veterinário é uma delas, trabalhar em televisão e em desporto, é outra”, reafirma.
No escritório, tem um quadro onde estão descritos os projetos até ao final do ano, mas é a 18 de março que regressa para avaliar a mudança. A pandemia ajudou a acelerar processos, agilizar a comunicação, o trabalho em equipa e a inovação, e realçou a importância das lideranças. Num setor como o desporto, não é fácil recrutar, mas Alexandra acredita que a Sport TV continua a ser atrativa. “Temos a sorte de ter uma marca que é referência, que é muito aspiracional e onde muitas pessoas sonham trabalhar”, ressalva.
Alexandra é responsável pela gestão de 150 pessoas, mas não o faz sozinha. A cada quinze dias, há um barómetro que recolhe o feedback de cada um. Para o futuro, o objetivo é dar aos trabalhadores a “tranquilidade” que precisam para darem o seu melhor. “Precisamos das pessoas concentradas a 200%, o direto tem essa particularidade, não temos uma segunda tentativa”, conclui.
O que está na mesa do recrutador?
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Na mesa do recrutador: Alexandra Sequeira Carvalho, da Sport TV
{{ noCommentsLabel }}