Quem é gestor com o melhor salário em Portugal? E lá fora?

Se em Portugal é a cotada mais valiosa da bolsa a ter o líder mais bem pago, lá fora é uma estrela em ascensão.

Encontrar um líder de topo não é fácil e para o fazer é preciso pagar bem. Em Portugal, o mais bem pago foi, até ao ano passado, o CEO da EDP, mas os dois milhões de euros que recebeu António Mexia em 2019 não se comparam aos valores das remunerações que se encontram lá fora: o patrão da Tesla arrecadou mais de 500 milhões de euros em prémios.

Mexia está há vários anos no topo da lista dos gestores mais bem pago do país. No total, recebeu 2,17 milhões de euros brutos em 2019, apesar de o montante ter encolhido 1,5% face aos 2,2 milhões de euros recebidos em 2018.

A remuneração fixa fixou-se em 1.015.024 euros, enquanto a remuneração variável plurianual ascendeu a 826.407 euros. Ambos aumentaram face ao ano anterior pelo que a grande diferença no rendimento de Mexia está na remuneração variável anual, que caiu para quase metade: 325.032 euros.

Mas não é certo que Mexia se mantenha nessa posição. É que o gestor tem atualmente as funções suspensas por ordem judicial. Em causa está o caso das rendas excessivas que tem sete arguidos, incluindo o CEO da EDP e o CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto, sendo que a medida de coação aplicada aos dois gestores implica a suspensão de funções.

A decisão de manter ou não a remuneração devida para este ano é tomada pela Comissão de Vencimentos da elétrica, que é presidida por Shengliang Wu, em representação da China Three Gorges. Ou seja, em última instância, será Shengliang a decidir se Mexia será ou não remunerado durante a suspensão. O ECO tentou contactar a Comissão de Vencimentos da EDP, mas não obteve resposta.

Se em Portugal é a cotada mais valiosa da bolsa a ter o líder mais bem pago, lá fora é uma estrela em ascensão. A Tesla ainda está longe de ser a empresa com mais peso em Wall Street, mas tem sido uma das que mais valoriza nos últimos anos e, a cada dólar somado ao preço das ações, alargam os bolsos do CEO Elon Musk.

Segundo o Bloomberg Pay Index, o titã dos carros elétricos foi o gestor mais bem pago de Wall Street em 2019. Terá recebido um total de 595,3 milhões de dólares (cerca de 502,5 milhões de euros) no ano passado, de acordo com as estimativas da agência, mas neste caso não é linear. O montante está na totalidade relacionado com prémios e, em teoria, o salário de Musk é de… zero dólares.

Ao contrário de outros CEO, Elon não tem salário, não tem bónus em cash nem ações recebidas só porque o tempo passa. A sua única compensação é um prémio de performance que foi especificamente desenhado com ambiciosos marcos a atingir, como duplicar a capitalização de mercado”, explicava a empresa ao Business Insider sobre o salário de zero dólares em 2018.

Segundo as contas da Bloomberg, no ano passado (em que as ações da Tesla valorizaram 25,7%), os prémios de desempenho deram a Musk uma remuneração de 595,3 milhões e colocaram-no no topo dos mais bem pagos. Este ano, o excêntrico gestor já se tornou o quarto mais rico do mundo e as ações acumulam uma valorização de 350%.

Quanto custa fazer uma máscara? Quanto gasta cada família com as telecomunicações? Quanto cobra uma imobiliária para vender a casa? Ou qual a profissão mais bem paga do país? Durante todo o mês de agosto, e todos os dias, o ECO dá-lhe a resposta a esta e muitas outras questões num “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem é gestor com o melhor salário em Portugal? E lá fora?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião