Fitch desce rating de Angola indicando possível default
"A descida do rating reflete o significativo aumento na dívida pública, a reduzida flexibilidade do financiamento externo e a decrescente liquidez externa", diz agência.
A agência de notação financeira Fitch Ratings desceu esta sexta-feira o rating de Angola para CCC, indicando que há uma possibilidade real de Incumprimento Financeiro (default), devido ao significativo aumento da dívida pública e deterioração das finanças públicas.
“A descida do rating reflete o significativo aumento na dívida pública, a reduzida flexibilidade do financiamento externo, como é evidente na forte subida dos juros da dívida, e a decrescente liquidez externa”, diz a Fitch Rating na explicação da ação de rating, que surge menos de seis meses da última revisão em baixa, em março.
“A sustentabilidade da dívida pública piorou e as debilitadas finanças públicas vão inibir as autoridades de baixarem significativamente o nível da dívida durante os próximos dois anos”, argumentam, prevendo que no final deste ano o rácio da dívida sobre o PIB suba para 129%, o que representa “850% das receitas do Governo, mais do dobro da média dos países com rating B, com 356%, e é indicativo das dificuldades de Angola em aumentar a receita não petrolífera”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch desce rating de Angola indicando possível default
{{ noCommentsLabel }}