iOS 14 chega hoje ao seu iPhone. Veja as novidades do novo sistema operativo da Apple

Um novo aspeto no ecrã principal e mais poderes para a assistente virtual Siri são algumas novidades do iOS 14. Chegou hoje aos iPhones elegíveis para receberem a atualização.

O novo iOS 14 já está disponível nos iPhones elegíveis. A atualização ao sistema operativo traz uma série de melhorias e novas funcionalidades, entre as quais a possibilidade de ter widgets no ecrã principal e uma biblioteca que sugere aplicações com base nos hábitos e preferências do utilizador.

Esta versão do sistema operativo móvel da Apple tinha sido apresentada em junho. O lançamento oficial acabou por marcar também o evento da Apple promovido esta terça-feira, na qual a marca lançou novos relógios e um novo iPad, mas não um novo iPhone, ao contrário do habitual.

Graças a esta atualização, a assistente virtual Siri ganha mais poderes. Uma das novidades é a possibilidade de gravar e enviar mensagens de voz, tudo isto sem ser necessário tocar no ecrã do telemóvel. Pode agora pedir à Siri para iniciar a gravação e a mensagem é enviada.

A Siri ganha também capacidades de tradução melhoradas, sendo uma alternativa ao Google Tradutor. A nova aplicação Translate, que engloba as novas funcionalidades, tem ainda um modo de ecrã dividido que permite que duas pessoas mantenham uma conversa em tempo real em idiomas distintos.

O novo sistema traz também a possibilidade de ver vídeos ao mesmo tempo que se usa outra aplicação. Se um utilizador estiver a ver um vídeo e desejar abrir outra aplicação, pode manter o vídeo a correr no ecrã, numa versão em “miniatura” que pode ser arrastada para qualquer parte, ou mesmo escondida na lateral.

Caso esteja numa reunião e receba uma chamada, esta surge agora numa notificação no topo do ecrã, ao invés de ocupar o ecrã todo. A alteração permite aos utilizadores manterem-se no contexto do que estavam a fazer, podendo escolher entre atender a chamada, rejeitar, ou simplesmente ignorar.

Estas são as novidades mais marcantes do iOS 14. A atualização pode ser encontrada nas definições do telemóvel, surgindo na forma de uma notificação. Os iPhones mais antigos poderão não ser compatíveis e é recomendado que mantenha o telemóvel ligado à corrente elétrica durante o processo de atualização, que pode demorar vários minutos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

iOS 14 chega hoje ao seu iPhone. Veja as novidades do novo sistema operativo da Apple

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião