BRANDS' ADVOCATUS Plataformas cloud: inovação com segurança

  • BRANDS' ADVOCATUS
  • 16 Setembro 2020

A necessidade de trabalhar remotamente em plataformas cloud, esbarra muitas vezes na segurança e garantia de proteção de dados destas soluções. Mas afinal, as plataforma cloud são seguras?

À medida que o tempo passa e a situação pandémica do COVID-19 parece não querer abrandar, o tema “teletrabalho” continua a ser recorrente. Muitas são as empresas, de diversas áreas de atividade, que ponderam fazer desta modalidade uma realidade de carácter mais permanente. O recurso a diversos softwares e plataformas que sustentam o trabalho remoto teve um maior impulsionamento agora que se tornou fundamental, mas a verdade é que a desconfiança sobre a segurança destas ferramentas é ainda recorrente e constitui alguns entraves em áreas que lidam com dados mais sensíveis, como é o caso da área jurídica.

Importa desmistificar a ideia de que a cloud não é segura e este receio da exposição dos dados sigilosos dos clientes ou da empresa. Uma cibersegurança eficiente e robusta assenta em três pilares fundamentais: políticas, processos e pessoas. Estes três pilares são ainda mais relevantes quando se fala de plataformas cloud.

A cloud não é insegura! O que acontece muitas vezes, é que a maioria das empresas não dispõe de uma infraestrutura de segurança de TI que permita detetar ameaças de segurança ou colmatar falhas de segurança existentes, ou seja, não estão preparadas ou não têm os recursos necessários para lidar com as crescentes e complexas ameaças de segurança de hoje.

Pelo contrário, a segurança dos provedores cloud é feita para proteger os dados em grande escala e de forma sempre atualizada por profissionais especializados. Além disso, permite proteger os dados em caso de perda dos equipamentos (servidores e datacenters físicos), mantendo esses dados encriptados e seguros em acesso remoto, protegidos por SLAs e protocolos de segurança.

Adicionalmente, e contrariando a ideia de que as plataformas cloud são mais dispendiosas, usar este tipo de soluções é um investimento menor que manter os dados em servidores físicos próprios.

Foi precisamente na área jurídica que a Rolling Space – empresa portuguesa de TI com mais de uma década de experiência na área da segurança e soluções cloud – lançou uma plataforma inovadora, 100 % cloud, que permite aos advogados fazerem uma gestão mais eficiente e produtiva da sua atividade: a Rolling Legal. Esta plataforma permite o acesso e edição da informação em múltiplos dispositivos, sendo uma excelente opção quando em trabalho remoto.

A Rolling Legal está prepara para o Regulamento Geral da Proteção de Dados e é construída sobre a plataforma Salesforce, uma arquitetura de segurança robusta e flexível em que confiam empresas de todo o mundo, incluindo as das indústrias mais fortemente regulamentadas – desde serviços financeiros, a cuidados de saúde e governo.

Confiada por mais de 150.000 empresas em todas as indústrias e em todo o mundo, a plataforma fornece segurança e controlo sobre tudo, desde a autenticação de utilizadores e clientes através de permissões administrativas até ao modelo de acesso e partilha de dados.

Com esta tecnologia, é possível assegurar:

a. A Segurança da Organização – A solução protege os dados de cada organização de todos os outros dados de clientes, utilizando um identificador único que restringe o acesso aos dados, a todos os níveis, de qualquer pessoa fora da empresa – incluindo nós.

b. A Segurança do utilizador – A autenticação do utilizador combinada com a segurança ao nível da rede por endereço IP, restrições de sessão, e pistas de auditoria proporcionam controlo e visibilidade sobre o que os utilizadores estão a fazer no sistema e o seu histórico de atividade.

c. A Segurança Programática – Sessões autenticadas configuráveis asseguram o acesso à lógica, dados e metadados. A solução oferece até um scanner de código fonte que produz um relatório que analisa a segurança do seu código.

d. Confiança e Visibilidade – A confiança começa com transparência, pelo que a solução exibe informação em tempo real sobre o desempenho e segurança do sistema e oferece dicas sobre as melhores práticas de segurança para a organização.

A Rolling Legal tem vindo a assumir-se, junto das sociedades de advogados e departamentos jurídicos das empresas, como uma solução cloud completa e segura, vocacionada para a gestão da atividade jurídica, otimizando a performance destes profissionais.

Está a ser apresentada em live sessions e disponibiliza um teste gratuito de 30 dias.

A tendência que irá determinar a transformação dos modelos de negócios traduz-se num cada vez maior o compromisso com soluções tecnológicas para a gestão de negócios. Sustentada nestas tendências, a Rolling Space disponibiliza também outras plataformas de gestão na cloud, nomeadamente na área da propriedade intelectual: Rolling Trademarks e Rolling Patents.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataformas cloud: inovação com segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião