5 coisas que vão marcar o dia
Num dia marcado pelas negociações do Orçamento do Estado para 2021 entre o Governo e a esquerda, os líderes da Nos e da Vodafone vão ao Parlamento para falar de 5G.
O Governo volta a negociar o Orçamento do Estado com os partidos de esquerda para tentar o documento na generalidade. O dia ficará também marcado pelos dados mais recentes do endividamento da economia, sendo que pode ser batido um novo recorde. Ainda pelo Parlamento, o CEO da Nos, Miguel Almeida, vai falar do 5G, assim como Mário Vaz, CEO da Vodafone. Estes e outros temas deverão marcar o dia.
Governo prossegue negociações do Orçamento
Uma semana depois de entregar a proposta de Orçamento do Estado para 2021 na Assembleia da República, o Governo prossegue agora com mais uma ronda negocial de medidas com a esquerda, na tentativa de desbloquear e garantir a aprovação do documento na generalidade. Os primeiros encontros deverão ter lugar de manhã com o BE, PCP e PAN, antes da reunião com o PEV na quarta-feira.
Endividamento da economia perto de recorde. Irá superar?
Em julho, o endividamento da economia subiu cerca de 4,6 mil milhões de euros para 740,04 mil milhões de euros, perto do máximo de sempre (740,7 mil milhões de euros). É expectável que o recorde possa ter sido superado em agosto, com o agravamento da dívida da economia por causa da crise pandémica. Os dados mais recentes serão divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, o que poderá confirmar ou não essa expectativa. Recorde-se que, em percentagem do PIB, o endividamento das empresas, Estado e cidadãos se situou em 360,2% do PIB no final de junho.
BdP também publica estatísticas dos Certificados
O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar dados sobre o investimento dos portugueses nos produtos de poupança do Estado — Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) — relativos ao mês de setembro. Há sete meses consecutivos que o investimento neste instrumento de dívida está a subir. Só em agosto, o aumento foi de 128 milhões de euros.
Miguel Almeida e Mário Vaz levam 5G ao Parlamento
O presidente executivo da Nos, Miguel Almeida, é hoje ouvido na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. A audição estará marcada para o meio-dia. A ida do líder da Nos ao Parlamento acontece depois de o gestor ter criticado o regulamento do 5G numa entrevista, considerando que o mesmo prevê “uma expropriação a favor de fundos predadores”. Pelas 15h30 é ainda ouvido o líder da Vodafone, Mário Vaz, acerca do mesmo tema.
INE divulga juros implícitos no crédito da casa
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga os dados sobre a evolução da taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação relativa ao mês de setembro. Os dados relativos a agosto indicam que os juros implícitos do crédito da casa aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se no conjunto dos contratos subiu nos 0,967%, um máximo desde março.
(Artigo atualizado às 12h13 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}