5 coisas que vão marcar o dia

O Conselho de Ministros desta quinta-feira deverá trazer novidades sobre a pandemia e também para a restauração. Sobre o OE 2021, o foco estará na audição de João Leão no Parlamento.

O Conselho de Ministros desta quinta-feira deverá trazer várias novidades sobre o controlo da pandemia, com a atualização da lista de municípios de maior risco e o novo pacote de medidas para o setor da restauração. No Parlamento, João Leão voltará a responder aos deputados sobre o Orçamento do Estado para 2021, após a audição, de manhã, do Conselho das Finanças Públicas.

Governo revê lista dos municípios de maior risco

As atenções esta quinta-feira vão centrar-se no Conselho de Ministros, uma reunião em que o Governo vai reavaliar as medidas já implementadas para tentar controlar a pandemia. A expectativa é que seja revista a lista de 121 municípios de maior risco, os quais têm regras mais apertadas de circulação, nomeadamente com a introdução esta segunda-feira do recolher obrigatório entre as 23h e as 5h durante a semana e entre as 13h e as 5h durante o fim de semana. O Executivo tanto poderá incluir mais municípios como retirar, consoante a aplicação dos critérios definidos para a formulação da lista.

Executivo revela medidas para ajudar restauração

No mesmo Conselho de Ministros, o Governo deverá ainda revelar um pacote de medidas para ajudar a restauração, um dos setores mais castigados pela pandemia, numa altura em que as restrições deverão resultar em menos consumidores a irem aos restaurantes. “A restauração tem sido muito atingida. Para além das medidas que foram anunciadas na semana passada — 1.550 milhões de euros, grande parte a fundo perdido, para micro e pequenas empresas, muitas delas do setor da restauração — vamos anunciar esta semana um pacote específico para apoiar as empresas da restauração relativamente ao que vão sofrer de receita, nos próximos dois fins de semana”, disse António Costa em entrevista à TVI.

Vítor Gaspar e Jerome Powell discursam no Fórum BCE

Hoje é o segundo e último dia do Fórum BCE, normalmente organizado em Sintra, que este ano é totalmente virtual. Sob o tema “Bancos centrais num mundo em mudança”, o Fórum BCE contará neste dia com a intervenção de Vítor Gaspar, ex-ministro das Finanças de Portugal e atual diretor do departamento de assuntos orçamentais do Fundo Monetário Internacional, sobre as regras orçamentais e a estabilização macroeconómica na Zona Euro. A sessão final contará com Jerome Powell, presidente da Reserva Federal norte-americana, ao lado de Christine Lagarde, presidente do BCE, e Andrew Bailey, governador do Banco de Inglaterra.

João Leão questionado no Parlamento sobre OE

Terminam hoje as audições ao Governo no âmbito do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021), com os deputados a confrontarem o ministro das Finanças, João Leão, com questões acerca da proposta que apresentou ao Parlamento. Antes do ministro, de manhã, será a vez de a presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP), Nazaré Costa Cabral, ser ouvida na Assembleia da República acerca do mesmo documento. O CFP validou as previsões orçamentais, mas fez vários avisos.

Oi apresenta resultados do terceiro trimestre

A Oi vai apresentar os resultados do terceiro trimestre deste ano. No segundo trimestre, a operadora brasileira, participada da Pharol, registou um prejuízo líquido consolidado de 3.493 milhões de reais (551 milhões de euros). A empresa de telecomunicações reportou uma quebra de receitas na ordem dos 10,8% comparativamente ao período homólogo, para 4.544 milhões de reais, que segundo a Oi se deu principalmente pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião