Tudo fechado, mas com exceções. Isto é o que pode abrir no fim de semana

O Governo decretou o encerramento generalizado de estabelecimentos comerciais nos próximos fins de semana, a partir das 13h00. Conheça as exceções à regra.

O Conselho de Ministros decretou o encerramento da generalidade do comércio e restauração entre as 13h00 e as 8h00 de sábado e o período idêntico de domingo nos próximos dois fins de semana, de forma a evitar “equívocos” na interpretação das restrições. No entanto, nem tudo estará encerrado e existem exceções.

Segundo informação cedida pelo primeiro-ministro, poderão funcionar, desde logo, os restaurantes, mas exclusivamente para a confeção de refeições para entrega no domicílio.

Manter-se-ão abertas no horário normal “algumas padarias, consultórios médicos e veterinários, farmácias, bombas de gasolina, retalho alimentar, de produtos naturais ou dietéticos, com porta aberta para a rua e com área não superior a 200 metros quadrados”.

Ou seja, vão poder continuar abertas as pequenas mercearias para compra de bens essenciais e alimentares, ao contrário dos centros comerciais e das grandes superfícies, como supermercados e hipermercados, que terão de encerrar às 13h00.

António Costa explicou ainda que poderão manter-se abertas as lojas de higiene pessoal ou para a casa e funerárias, entre outras que serão estipuladas e detalhadas na resolução do Conselho de Ministros a publicar em breve no Diário da República.

A medida foi tomada pelo Governo perante o que o primeiro-ministro considerou ser “uma espécie de concurso”, patente nos últimos dias, para encontrar as exceções que permitiriam contornar o espírito destas restrições.

Declarações proferidas no dia em que o Pingo Doce cedeu à pressão autárquica e política e recuou na decisão de abrir a generalidade das lojas às 6h30 dos próximos dois fins de semana, uma medida que a empresa justificava como forma de evitar a concentração de clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tudo fechado, mas com exceções. Isto é o que pode abrir no fim de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião